Governo de São Paulo inaugura obras do sistema de esgotos em Várzea Paulista e Campo Limpo Paulista

Data: 22/11/2013
O Governo do Estado de São Paulo, por meio da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), inaugurou nesta terça-feira, 19 de novembro, o Sistema de Tratamento de Esgotos de Várzea Paulista e Campo Limpo Paulista.

As obras tiveram investimentos de mais de R$ 115 milhões. O sistema é um dos mais modernos do interior e inclui uma estação de tratamento com capacidade para 560 litros por segundo, cinco estações elevatórias, além de 38 quilômetros de redes, que vão coletar e encaminhar o esgoto das duas cidades para o tratamento. A obra amplia de 2% para 94,4% o volume de esgoto tratado em Várzea Paulista e de 1% para 77,5% o volume tratado em Campo Limpo Paulista.

O investimento contribuirá diretamente com o desenvolvimento das cidades e com a despoluição do rio Jundiaí, um dos mais importantes afluentes do rio Tietê. Durante a fase de pré-operação (período no qual a ETE funciona com menor volume de esgotos e quando se avalia o funcionamento dos equipamentos), a estação já trouxe benefícios para os córregos da bacia, como o Bertioga, em Várzea, e o Marsola, em Campo Limpo. Moradores próximos relatam o fim do mau cheiro e a melhoria do aspecto dos cursos d’água.

A bacia hidrográfica em que Várzea Paulista e Campo Limpo Paulista estão inseridas é considerada a mais crítica do Estado de São Paulo no que se refere à disponibilidade hídrica. São apenas 104 mil litros por habitante por ano, enquanto a ONU (Organização das Nações Unidas) considera ideal 1,5 milhão de litros por habitante por ano.

Para atender famílias de baixa renda, que ganham até três salários mínimos, o Governo de São Paulo e a Sabesp criaram o Programa Se Liga na Rede. Para o programa, toda a obra na parte interna da residência necessária à conexão à rede coletora de esgoto é custeada pelo governo. Em Campo Limpo Paulista estão previstas 233 famílias beneficiadas e, até o momento, 33 residências já foram conectadas à rede da Sabesp. Também serão beneficiadas famílias com o programa em Várzea Paulista.

Evento – A inauguração ocorreu na estação de tratamento de esgotos e contou com as presenças do secretário de Saneamento e Recursos Hídricos, Edson Giriboni; da diretora-presidente da Sabesp, Dilma Pena; do diretor de Sistemas Regionais da Companhia, Luiz Paulo de Almeida Neto; do superintendente da Sabesp na região, Antônio Carlos Teixeira, do prefeito de Várzea Paulista, Juvenal Rossi; e do prefeito de Campo Limpo Paulista, José Roberto; entre outras autoridades.


Sabesp



< voltar