Pesquisa Nacional de Saneamento coletou dados de 52% dos municípios brasileiros

Data: 27/03/2009

Pesquisa Nacional de Saneamento coletou dados de 52% dos municípios brasileiros


Levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em parceria com o Ministério das Cidades, a Pesquisa Nacional de Saneamento Básico (PNSB) 2008 coletou dados de mais da metade (52,5%) dos municípios brasileiros. Focada nas áreas de abastecimento de água, esgotamento sanitário, manejo de resíduos sólidos e de águas pluviais, a pesquisa visa construir vasto panorama sobre os serviços de saneamento prestados à população do Brasil em seus 5.564 municípios.

Acre, Paraíba, Alagoas, Rio de Janeiro, São Paulo são os estados com maior número de municípios em que o trabalho de coleta está concluído, além do Distrito Federal, onde cem por cento das informações foram levantadas. Em outros casos se faz necessária a volta do entrevistador às prefeituras ou prestadoras de serviço para a averiguação ou correção de algum componente do questionário.

Histórico – A coleta de informações foi iniciada em outubro de 2008, após definição dos elementos da pesquisa, com técnicos dos ministérios das Cidades, da Saúde e do Meio Ambiente, da Fundação Nacional de Saúde (FUNASA), da Caixa Econômica Federal e da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES), além de estudiosos da área.

Foi realizado treinamento de técnicos responsáveis pelo trabalho de campo. Cento e vinte agentes foram capacitados em oficina realizada durante dez dias, com carga horária de 80 horas. Coube a cada técnico formado disseminar as técnicas e metodologias aprendidas entre os componentes de suas equipes estaduais.

Para a sensibilização de gestores responsáveis pela área de saneamento em cada localidade, o MCidades enviou esclarecimentos sobre a pesquisa e sua importância para a orientação de políticas públicas para o setor.

Depois da elaboração de questionários com os temas gestão, abastecimento de água, esgotamento sanitário, manejo de resíduos sólidos e manejo de águas pluviais, foi organizado o Manual do Entrevistador – uma coletânea de textos sobre o universo da pesquisa, conceitos básicos, instruções de preenchimento, além de tarefas e responsabilidades do técnico que atua em campo.



< voltar