XVII JORNADA ALAGOANA DE SANEAMENTO

Data: 14/11/2013

A XVII Jornada Alagoana de Saneamento foi marcada por um painel sobre o esgotamento sanitário em Alagoas, nesta segunda-feira (11), primeiro dia do evento, realizado pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes), no auditório da Faculdade Integrada Tiradentes (FITS), em Maceió.

Os palestrantes foram o presidente da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), Álvaro Menezes, o engenheiro da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra), Daniel Eugênio, e o engenheiro da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Diágenes Braga.

Na ocasião, Menezes salientou que a qualidade dos serviços de saneamento é mais importante do que simplesmente a realização de obras. Para ele, esses serviços devem ter qualidade na gestão, equipes competentes e gerenciamento. O dirigente da Casal citou a limpeza do coletor de esgoto na região da Pajuçara, na praça Lions, falou dos investimentos do governo do Estado na ampliação do esgotamento sanitário de Maceió e destacou que, até 2018, 80% da capital será coberta por esse serviço.

Outro ponto citado durante o painel foi o emissário submarino que, de acordo com Álvaro Menezes, é eficiente e tem os resultados esperados. “No entanto, estamos realizando uma ação preventiva. A Casal já contratou um projeto para a instalação de uma Estação de Tratamento no local do emissário. A ideia é captar recursos, no futuro, para construção dessa unidade”, frisou.

Os demais palestrantes citaram os investimentos do governo do Estado e do governo federal na implantação de sistemas de coleta e tratamento de esgoto em Maceió e em outros municípios de Alagoas, além da elaboração de planos municipais de saneamento e acesso a recursos com essa finalidade.



Casal



< voltar