Brasil e Peru assinam cooperação em recursos hídricos

Data: 13/11/2013
Durante missão oficial da presidente Dilma Rousseff à capital peruana Lima, a Agência Nacional de Águas (ANA) e a Autoridade Nacional da Água do Peru (ANA-Peru) assinaram nesta segunda-feira, 11 de novembro, um memorando de entendimento com o objetivo de fortalecer as ações de cooperação tecnológica e científica na área de recursos hídricos e incrementar ações em benefício da gestão das bacias compartilhadas entre os dois países. O diretor-presidente da ANA, Vicente Andreu, e o chefe da ANA-Peru, Jorge Chavesta foram os signatários.

Com cinco anos de duração, prorrogável por igual período quantas vezes for necessário, o memorando prevê o fortalecimento de planos de bacias hidrográficas e planos de gestão integrada de recursos hídricos; dos organismos de bacias; e das ações de monitoramento dos recursos da bacia do rio Amazonas – cuja nascente fica no Peru – o que inclui a implementação de uma rede de monitoramento da qualidade e da quantidade das águas.

O memorando também contempla a determinação de parâmetros de eficiência pelo uso da água, o fortalecimento dos sistemas de informação de recursos hídricos, a transferência de tecnologia sobre água e ações para melhoria do processo de planejamento de recursos hídricos.

Segundo o documento assinado por ambos os países, a cooperação prevê programas de capacitação, seminários, oficinas e estágios em assuntos no âmbito do acordo. Também estão previstas missões técnicas, intercâmbio de pesquisadores e de informações e documentos técnicos relacionados a recursos hídricos.

Histórico

O memorando foi concretizado pela ANA e pela ANA-Peru a partir das ações de intercâmbio técnico realizadas pela Agência Nacional de Águas nos últimos anos, que permitiram à Autoridade Nacional da Água do Peru definir as regiões prioritárias para a instalação de comitês de bacias hidrográficas em solo peruano.


ANA


< voltar