O esgoto que pode manchar a Rio 2016

Data: 27/03/2009

O esgoto que pode manchar a Rio 2016


A um mês da última visita do Comitê Olímpico Internacional (COI) ao Rio, o entorno da Marina da Glória — a arena de iatismo da candidatura carioca aos Jogos Olímpicos de 2016 — está atolado em esgoto. A preocupação é maior porque o local está no roteiro de vistorias do comitê que escolherá a cidadesede do evento. A Cedae atribui a poluição a ligações clandestinas na rede pluvial existente na região e admite que não terá como resolver a questão até a data da visita do COI.

O Comitê Rio 2016, ao ser perguntado sobre a gravidade da presença nítida de esgoto numa área de visita do COI, declarou: “A preocupação do Comitê Rio 2016 com o meio ambiente não se restringe ao período da visita de inspeção do COI. Esta preocupação é constante desde o inicio da elaboração do projeto olímpico e não se refere apenas à qualidade da água da Baía de Guanabara.” Apesar de não reconhecer explicitamente a poluição na Marina da Glória como um obstáculo à candidatura, o Comitê Rio 2016 enviou um comunicado à Cedae em que, entre outras coisas, informava o problema.

Os responsáveis pela candidatura garantem, porém, confiar na companhia. Atualmente, a Cedae realiza na região um estudo de engenharia para identificar as saídas de esgoto clandestinas que deságuam na baía. Após o levantamento, que está previsto para ficar pronto em 45 dias, a companhia quer fazer uma parceria com a prefeitura do Rio para sanar o problema.

Segundo o presidente da Cedae, Wagner Victer, o COB informou não ver o esgoto na Marina da Glória como um obstáculo à visita. Ele disse que o Comitê Rio 2016 já está ciente de que o saneamento da área da Marina é um projeto para estar pronto até a realização dos jogos: — Aquele é um problema estrutural, de alta complexidade, que existe há décadas. O conserto será executado, com certeza, antes do término das Olimpíadas, como tantos outros.

Bicampeão panamericano acha a baía uma vergonha Victer acredita que as obras recentes de infraestrutura executadas pela Cedae vão impressionar positivamente os membros do COI. "Eles verão a estação de esgoto de Alegria em funcionamento, verificarão o final da obra da estação da Barra e verão, no projeto, que o meio ambiente é um grande chamariz da candidatura do Rio",disse o presidente da Cedae.

Essa não é a impressão dos atletas. O bicampeão panamericano de windsurfe Ricardo Winicki, o Bimba, apoia a candidatura do Rio, mas reprova a condição da baía. "Quando levo algum estrangeiro para treinar na baía, tenho vergonha. O lixo prende na quilha e o esgoto domina o cenário. Um dia desviei de um cadáver."

Perto da raia da Escola Naval, há uma estação desativada de esgoto (do Rio Carioca) que lança tudo em cima dos atletas. Eu me sinto num vaso sanitário. Durante o Pan, eles deram um jeito de fechar tudo, mas mesmo assim competi com um absorvente grudado ao meu pé. "Gostaria muito de ver os jogos no Rio, mas temo que a baía não esteja em condições até lá. Pena, porque é uma das raias mais bonitas do mundo."



< voltar