Governador lança programa Água Doce

Data: 11/11/2013

Programa Água Doce leva água potável à população


O governador Wilson Martins lançou, na sexta-feira(8), no Palácio de Karnak, o programa Água Doce, uma parceria com o Ministério do Meio Ambiente (MMA) que vai garantir água potável aos moradores de áreas rurais do Piauí. O programa será coordenado pela Emater e terá mais doze órgãos envolvidos. Agespisa será um dos órgão com representante que auxiliará na implantação do programa no Estado.

O programa vai investir R$ 13 milhões na construção de 67 cisternas de dessalinização da água encontrada nos lençóis freáticos das regiões que sofrem com a seca, principalmente, no Semiárido piauiense.

O objetivo do programa Água Doce é criar uma política permanente de acesso à água de boa qualidade para o consumo humano. Ele abrange os nove estados do Nordeste e Minas Gerais.

No Piauí, serão atendidas mais de 26 mil pessoas nos municípios considerados críticos, entre eles Campo Alegre do Fidalgo, Curral Novo e Betânia do Piauí, que aparecem nos três primeiros lugares, respectivamente, no ranking de regiões prioritárias a serem contempladas. Os sistemas de dessalinização serão instalados conforme a necessidade de cada local. A previsão é que as primeiras obras comecem até a metade do próximo ano.

O sistema funciona como um purificador da água coletada por meio de poços já existentes nas comunidades beneficiadas. A medida leva em conta cuidados ambientais, técnicos e sociais, fazendo com que as pessoas deixem de recorrer a barreiros e açudes.

O governador Wilson Martins já criou o núcleo de gestão do programa Água Doce no Piauí, que irá coordenar e executar as ações de recuperação, implantação, manutenção e gestão de sistemas de dessalinização, integrado e simplificado em comunidades rurais do semiárido piauiense.

Para Wilson Martins, há urgência do governo em iniciar as atividades do programa que vai garantir o fornecimento de água de qualidade para o consumo humano na região mais seca do Piauí. O núcleo funcionará no âmbito do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí (Emater/PI).

Além de representante do Emater, o núcleo terá representantes da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar), Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), Agespisa, Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), Embrapa Meio Norte, Secretaria da Saúde (Sesapi), Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf), Associação Piauiense de Municípios (APPM), Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Piauí (Fetag), Cáritas do Piauí e um representante da sociedade civil.

Agespisa


< voltar