Em congresso, INT destaca maior participação no ciclo da inovação

Data: 08/11/2013


O diretor do Instituto Nacional de Tecnologia (INT/MCTI), Domingos Naveiro, abriu a 29ª edição do Congresso Interno da instituição no dia 29 de outubro, destacando resultados como o crescente posicionamento do INT como parceiro preferencial da indústria nacional e o amadurecimento da sua participação no ciclo da inovação.

Em sua apresentação, Naveiro enumerou ainda os principais resultados de 2013, destacando aspectos como o desempenho da Instituição na elaboração de políticas públicas, como no caso da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), da parceria com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e a colaboração aos avanços no Código Nacional de Inovação.

O diretor do INT apontou avanços importantes da Instituição em temas como gerenciamento de projetos, prospecção tecnológica, modelo de negócios, mapeamento de processos internos, promoção do ambiente cooperativo e melhoria na qualidade e celeridade das informações prestadas em atendimento às demandas governamentais do Controladoria Geral da União (CGU), Tribunal de Contas da União (TCU) e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), ao qual é vinculado.

Por fim, registrou a continuidade da busca de soluções para as necessidades de melhoria da infraestrutura e ampliação do espaço físico, ressaltando também o empenho da Direção em monitorar o dia-a-dia das obras de construção do Túnel Binário, de modo a não colocar em perigo as edificações e sobretudo a segurança do corpo funcional do INT.

Para 2014, Domingos Naveiro elencou uma série de desafios, como ampliar a reputação do INT no cenário externo como uma das principais instituições tecnológicas do País. Propôs aprofundar as discussões sobre o foco estratégico e avançar na criação de soluções legais que minimizem o efeito negativo da burocracia ao processo de inovação.

Em relação aos recursos humanos, Domingos destacou a intenção de continuar o processo de atração de pessoal e, internamente, o início de um processo de análise de produtividade. Ressaltou ainda a importância de ampliar a estrutura laboratorial do INT, mantendo-a moderna; a realização do 2º Workshop de Competências Internas (WCI) e a continuidade do processo de Gestão da Estratégia voltado a resultados. Por fim, Domingos lembrou que preparará o processo de instalação do Comitê de Busca para escolha do novo diretor para o período de 2015 a 2018.

( INT)


< voltar