14ª Conferência Anpei: abertas as inscrições

Data: 08/11/2013


A 14ª Conferência Anpei de Inovação Tecnológica, cujas inscrições se encontram abertas pelo site www.anpei.org.br/conferencia, terá novidades em seu formato. Em 2014, o maior e mais tradicional evento sobre inovação do Brasil terá uma programação ainda mais dinâmica do que em anos anteriores, mantendo suas principais características: apresentar conteúdo relevante sobre inovação e favorecer o networking entre os principais atores da inovação no País, especialmente entre os empresários. A Conferência acontecerá no ExpoCenter Norte, em São Paulo, nos dias 28 e 29 de abril.

O evento é promovido pela Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (Anpei) e conta com o apoio do SEBRAE, SENAI, FIESP, FAPESP e Investe São Paulo entre outros. O tema central desta edição, que marcará os 30 anos de fundação da entidade, é “InovaAção – Modelos de Negócios Competitivos”.

Até a década de 1990 era comum que as empresas brasileiras estruturassem seus centros de pesquisa e desenvolvimento (P&D) dissociados das demais áreas. Parcerias externas, então, eram raras. Nos últimos anos, porém, a forma com que as empresas de ponta inovam vem mudando radicalmente. A atividade passou a estar atrelada à composição da tecnologia com o modelo de negócio adequado. E os parceiros externos, como fornecedores, clientes, universidades e institutos de pesquisa, assumiram papel fundamental assim como todas as possibilidades de interação com eles, como open innovation, parcerias tecnológicas, corporate venture, venture capital e consórcios. É essa nova tendência da inovação que norteará as discussões da 14ª Conferência Anpei.

Segundo o presidente da Anpei, Carlos Calmanovici, o evento terá foco numa agenda mais econômica, de gestão da inovação voltada para a competitividade. “A inovação só funciona quando é suportada por um modelo de negócio estruturado de forma a fazer convergir as competências da empresa”, ressalta. As discussões do evento contemplarão a inovação no seu conceito mais amplo, que inclui, além da inovação em produtos, serviços e processos, a inovação em marketing e organizacional, do qual faz parte os novos modelos de interação com parceiros, com os projetos em cooperação entre empresas concorrentes ou de mesmo setor e a importância da formação de networking para o processo de inovação.

De acordo com João Guilherme Braga, coordenador de comunicação da Conferência, o foco da equipe técnica, no momento, é trabalhar o conteúdo do evento. “Sabemos que, por ser realizada em São Paulo, a Conferência terá um público maior que as anteriores e queremos que os participantes realmente aproveitem a programação do evento e os espaços para networking e discussão”, explica.

Uma das principais novidades da programação é que a Conferência terá dois keynote speakers. Um deles abrirá o evento, o outro deve fechar a programação. Em ocasiões anteriores, a abertura da programação principal era reservada para painéis institucionais. “Vamos trazer o keynote speaker para o início da programação, a fim de dar à Conferência o tom inspirador que desejamos”, diz Braga.

Outro destaque da programação será um painel do qual participarão representantes de entidades coirmãs da Anpei de outros países e regiões. O objetivo será discutir a inovação sob uma perspectiva global. “Eles falarão sobre o ambiente local de inovação, o que possibilitará uma análise dos desafios da inovação no Brasil no contexto internacional”, informa.

Já o Workshop Sebrae, que tradicionalmente é realizado antes da abertura oficial do evento, será dedicado à discussões com foco na inovação em empresas de pequeno porte e seus impactos positivos para a competitividade das cadeias produtivas brasileiras”, destaca.

Nesta edição, serão apresentados cases práticos de empresas em sessões paralelas. “O processo de seleção será criterioso”, antecipa Braga, lembrando que em breve a Anpei fará uma chamada para as empresas que quiserem submeter seus cases ao processo de seleção (Call for Cases).

O painel de discussão das políticas públicas brasileiras de incentivo à inovação será mantido basicamente no mesmo formato do ano anterior, uma vez que reúne os principais atores da área no Brasil, em especial representantes do governo federal e suas agências de fomento. “Em resumo, a Conferência deste ano será uma oportunidade ímpar para ficar a par das principais tendências da inovação no Brasil e no mundo”, finaliza.

Anpei


< voltar