Obama ordena que agências preparem os Estados Unidos para as mudanças climáticas

Data: 06/11/2013
O presidente norte-americano Barack Obama assinou uma ordem executiva na última sexta-feira (1) para que as agências federais adotem uma série de medidas visando ajudar as comunidades locais a fortalecerem sua resiliência aos extremos climáticos e a se prepararem para outros impactos das mudanças climáticas.
“Os impactos das mudanças climáticas – incluindo um aumento nos períodos prolongados de temperaturas excessivamente altas, chuvas mais pesadas, crescimento nos incêndios, mais secas severas, degelo do permafrost, acidificação oceânica e elevação do nível do mar – já estão afetando comunidades, recursos naturais, ecossistemas, economias e saúde pública”, afirma o documento.
A ordem, intitulada “Preparando os Estados Unidos para os Impactos das Mudanças Climáticas”, diz ainda que o governo federal deve tirar partido do recente progresso e buscar novas estratégias para melhorar a preparação e a resiliência da nação.
O documento também estabelece uma força-tarefa composta por governadores e líderes locais para assessorar o presidente sobre como o governo federal pode ajudar as comunidades a enfrentarem os impactos das mudanças climáticas.
A força-tarefa se baseia nos esforços que Obama anunciou em junho deste ano para combater o aquecimento global, como os primeiros limites de poluição climática de novas e atuais usinas de energia.
O plano do governo norte-americano visa reduzir as emissões de gases do efeito estufa (GEEs) em 17% entre 2005 e 2020. Também tem como objetivo estimular a geração de energia renovável em terras federais e aumentar os padrões de eficiência.
(Instituto CarbonoBrasil)


< voltar