ANA lança relatório inédito sobre situação da água e gestão dos recursos hídricos no Brasil

Data: 26/03/2009

ANA lança relatório inédito sobre situação da água e gestão dos recursos hídricos no Brasil


No encerramento do mês em que se comemora o Dia Mundial da Água, a Agência Nacional de Águas (ANA) apresenta a primeira edição do “Relatório de Conjuntura dos Recursos Hídricos no Brasil”. O lançamento acontece hoje (26/03), durante reunião extraordinária do Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH) no auditório do Ministério da Cultura (no térreo).

A quantidade e a qualidade das águas brasileiras e a situação da gestão desses recursos até 2007 estão detalhadas na publicação a ser apresentada pelo ministro do Meio Ambiente, Calos Minc, pelo diretor-presidente da ANA, José Machado, e detalhada pelo superintendente de Planejamento de Recursos Hídricos da ANA, João Gilberto Lotufo.

“O primeiro Relatório de Conjuntura apresenta o panorama da situação dos recursos hídricos no país e de sua gestão. A publicação sistemática e periódica desse produto é de extrema importância para avaliação da situação dos recursos hídricos em escala nacional e do grau de implementação da Política Nacional de Recursos Hídricos”, afirma Machado.

A publicação, que deverá ser atualizada anualmente, é fruto de parceria com órgãos gestores estaduais, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o Departamento Nacional de Obras contra as Secas (Dnocs), o Ministério das Cidades, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a Secretaria de Recursos Hídricos, entre outros. O relatório estará disponível a partir da semana que vem no site da ANA (www.ana.gov.br).

Essa edição do “Relatório de Conjuntura dos Recursos Hídricos no Brasil” contém dados e informações sobre precipitação; disponibilidade de águas superficiais e subterrâneas; eventos críticos; principais demandas; qualidade da água, setores usuários, usos consuntivos, como saneamento ambiental e irrigação; usos que não consomem água, como hidroenergia e navegação; evolução de aspectos legais e institucionais; recursos e aplicação financeira do setor, entre outras informações.




< voltar