Mais soluções sustentáveis de reúso e tratamento de água

Data: 30/10/2013

Diante da crescente demanda por soluções para o tratamento e o reuso de águas e esgoto em diversos tipos de empreendimentos no Estado do Rio de Janeiro, a AcquaBrasilis, pioneira em projetos de reúso de água cinza em empreendimentos imobiliários, abriu um novo escritório no Rio de Janeiro para melhor atender esse importante mercado.

O Estado, que é o segundo mais representativo em termos de mercado, recebe atualmente obras na região do Porto Maravilha para revitalização da área portuária. Lá, a AcquaBrasilis investiu em quatro unidades do Downstream Defender, um sistema único de separação de sólidos que garante 1 ponto de crédito para certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design). O sistema, fornecido pela parceria da AcquaBrasilis com a Hydro International, minimiza os riscos de enchentes e entupimentos.

No ano passado, a Acquabrasilis se destacou no fornecimento e instalação do ETA para águas subterrâneas voltadas para o canteiro de obras da construtora Odebrecht em Itaguaí. Já neste ano, a empresa também se destacou no fornecimento e instalação do Sistema Downstream Defender e sistema de aproveitamento de águas pluviais também para nova sede administrativa das Lojas Americanas, no Rio de Janeiro.

Com isso, torna-se de fundamental importância a conscientização não apenas de obras privadas na contratação de sistemas eficientes e sustentáveis para o tratamento de águas pluviais e de esgoto, como também do poder público em relação ao tema, já que no caso das enchentes, por exemplo, a população é afetada como um todo.

SOBRE A ACQUABRASILIS: www.acquabrasilis.com.br

Com tecnologia desenvolvida na Alemanha, e adaptada as necessidades dos projetos nacionais, a AcquaBrasilis é hoje uma referência de atuação no mercado de reuso de água, captação de água da chuva, potabilização de águas de mananciais, tratamento para fins não potáveis, como irrigação, em vasos sanitários, lavagem de roupas, carros, etc.

Atuante no segmento desde 2001, a AcquaBrasilis surgiu com a proposta num período em que a preocupação com o meio ambiente torna-se cada vez mais evidente em projetos empresariais e empreendimentos imobiliários, tornando um importante diferencial de compra para os consumidores. Hoje é tido como um referencia no segmento, pois se diferencia por oferecer não somente o produto final, mas sim um projeto adaptado às necessidades de cada empreendimento, seja de pequeno, médio ou grande porte; a instalação e manutenção de todo o sistema; e consultoria no que diz respeito a certificados e normas dos órgãos ambientais.



REÚSO DE ÁGUAS CINZA É UMA DAS MELHORES INICIATIVAS AMBIENTAIS



As águas cinza são aquelas derivadas dos chuveiros, lavatórios de banheiro, banheiras, tanques, máquinas de lavar roupas e lavagem de automóveis, tanto para uso doméstico quanto comercial. De acordo com dados da Associação dos fabricantes de Materiais Sanitários, o brasileiro gasta, em média, cinco vezes mais água do que o volume indicado como suficiente pela Organização Mundial da Saúde (OMS) – que recomenda o uso diário de 40 litros por pessoa, enquanto são consumidos cerca de 200L. Estas águas correspondem de 50 a 80% da água que vai para o esgoto, sendo que podem - e devem - ser reutilizadas.

Além de proporcionar economia, essa prática ainda preserva os recursos naturais, trazendo benefícios para toda a sociedade.

Já praticada em alguns setores, a utilização da água cinza vem sendo cada vez mais discutida, ganhando importância e induzindo para a conscientização ambiental. De acordo com a Acquabrasilis, que atua no mercado de reuso de água há mais de 10 anos, “um condomínio que adote essa iniciativa possui o grande beneficio de empregar essa água de reuso para fins não potáveis, conseguindo economizar e ajudando de maneira significativa o meio ambiente”, pontua Sibylle Müller.

Para estar em conformidade com as diretrizes globais do desenvolvimento sustentável, no entanto, há alguns critérios que direcionam os programas de reuso de água cinza, como: a preservação da saúde dos usuários, preservação do meio ambiente, atendimento às exigências relacionadas ás atividades a que se destina e quantidade suficiente ao uso a que será submetida.

Diante disso, torna-se necessária uma mudança nos padrões de produção e consumo da sociedade, pois o crescimento das atividades econômicas e a manutenção das condições de qualidade de vida da população de­pendem da conscientização da importância desse insumo estratégico e de seu uso de forma racional por todos os setores.


rev TAE


< voltar