DAEE mantém desassoreamento do rio Tietê acima da Penha

Data: 24/10/2013

Trecho faz parte dos 66km do rio que recebem trabalhos contínuos

O DAEE está renovando o contrato para limpeza e desassoreamento de 25 quilômetros entre a Barragem da Penha e a foz do córrego Três Pontes, na divisa dos municípios de São Paulo e Itaquaquecetuba. O Governo do Estado vai investir R$ 39,8 milhões nos próximos 12 meses na remoção de 483 mil metros cúbicos de sedimentos depositados no fundo do canal.



O DAEE vem trabalhando neste trecho desde 2011 e já removeu 1,78 milhões de metros cúbicos de sedimentos que reduziam a capacidade de vazão do Tietê.

Alceu Segamarchi Jr., Superintendente do DAEE, destaca que “o trabalho de limpeza e desassoreamento do Tietê é permanente e tem por objetivo garantir a capacidade de vazão do rio, minimizando o risco de inundações nas Marginais”.


ABAIXO DA BARRAGEM DA PENHA

O Governo do Estado também está investindo mais R$ 69,7 milhões na limpeza e desassoreamento do Tietê no trecho de 41 quilômetros do rio Tietê, no trecho entre a Barragem da Penha, zona leste da Capital, e o lago da Barragem Edgard de Souza, no município de Santana de Parnaíba.

O trecho está dividido em duas frentes de trabalho: da Barragem Edgard de Souza ao Cebolão, (16,5 quilômetros), englobando os municípios de Santana de Parnaíba, Barueri, Carapicuíba e Osasco; e do Cebolão à Barragem da Penha (24,5 quilômetros), no município de São Paulo. O contrato atual foi renovado em julho deste ano e prevê a dragagem de 1,3 milhões de metros cúbicos de sedimentos.

DAEE


< voltar