Reatores Anaeróbios - Projeto, Operação e Novas Tecnologias

Data: 22/10/2013
Reatores Anaeróbios - Projeto, Operação e Novas Tecnologias
Data: 07/11/2013 a 09/11/2013 - 8:00 - 18:00
Local: Rua Abílio Soares, 607 – Paraíso – São Paulo - SP

Objetivo:
Dar uma visão geral dos fundamentos teóricos e práticos dos processos de tratamento biológico de efluentes pelos processos anaeróbios e apresentar novas tecnologias e tendências do mercado. Ao final do curso de 24 horas úteis (3 dias), os participantes serão capazes de compreender os principais aspectos relacionados a projeto e controle operacional destes sistemas. Também é objetivo do curso propiciar a integração com o Instrutor e com todos os palestrantes das empresas fornecedoras de tecnologia e serviços.

Público Alvo:
Trata-se de um curso de nível “intermediário” voltado para profissionais e estudantes que atuam direta ou indiretamente com projetos, obras e operação de sistemas de tratamento de efluentes domésticos e industriais.

Instrutor:
Carlos Augusto de Lemos Chernicharo - Eng. Civil e Sanitarista, Mestre pela UFMG e Doutor em Engenharia Ambiental pela Universidade de Newcastle - Inglaterra. Coordenador de Projetos em empresas de consultoria até 1986. Professor Associado do Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental (EE-UFMG). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq. Consultor na área de tratamento de esgotos para diversas empresas de saneamento, no Brasil e no exterior. Autor de mais de 250 publicações em livros, capítulos de livros, periódicos e anais de congressos.


Programa:

Quinta-feira - 07 de Novembro
- Principais características dos processos anaeróbios.
- Digestão Anaeróbia como uma tecnologia integrada de tratamento de esgotos e de recuperação de energia.
- Fundamentos da digestão anaeróbia:
• Etapas metabólicas e grupos microbianos: bactérias acidogênicas, acetogências e metanogênicas.
• Aspectos bioquímicos e termodinâmicos.
• Sulfetogênese.
- Princípios de funcionamento de reatores anaeróbios de fluxo ascendente e manta de lodo (UASB).
- Pesquisa e desenvolvimento da tecnologia anaeróbia.
- Exemplos de aplicação em escala plena.




Sexta-feira - 08 de Novembro
- Principais limitações associadas ao processo: corrosão, geração de odores, gerenciamento da escuma e do lodo, eficiência limitada e emissão de metano.
- Projeto de reatores anaeróbios de fluxo ascendente e manta de lodo (UASB).
- Controle operacional de reatores anaeróbios.



ADI Systems / ACQUA Engenharia: Tecnologias em tratamento anaeróbio de efluentes industriais e resíduos orgânicos, incluindo os reatores de baixa carga, alta taxa e utilizando a tecnologia de membranas, incluindo exemplos práticos de sistemas implantados.

José Luiz Papa - Eng. Químico pela Universidade Mackenzie (1978), Extensão Universitária em Coordenação de Projetos Industriais, pelo Instituto Mauá de Tecnologia (1979) e MBA em Gestão Empresarial pela FGV/COC (2002). Trabalhou em empresas como Degani, Squibb, Ecopam, Nordon e Degrémont. É Diretor da ADI Acqua Engenharia e Consultoria Ltda.

Sábado - 09 de Novembro







H2O Engenharia: Análise crítica de aspectos operacionais de reatores anaeróbios do tipo UASB. Estudos de casos com esgotos domésticos e efluentes industriais.

Ademar César Ferreira - Eng. Químico com 35 anos de experiência, é Diretor da “H2O Engenharia e Consultoria em Meio Ambiente”. Também já ocupou posições relevantes em empresas como SAAE de Pelotas (RS), ESMIL do Brasil, JARAGUÁ, FILSAN, MININGTECH e DEGRÉMONT.





VEOLIA Water: Desenvolvimentos em tratamento anaeróbio para efluentes dos setores alimentício, bebidas e biocombustíveis.

Luiz Manoel Mestriner Abrahão - Eng. Civil pela UFSCar com mestrado em Hidráulica e Saneamento pela EESCUSP e especialização em Gestão Ambiental pela UNICAMP, atuando há mais de 25 anos em partida, operação e projetos de plantas de tratamentos de águas e efluentes diversos. Desde 2.000 é Engenheiro de Processos e Tecnologias na VEOLIA Water Solutions & Technologies.

João Roberto Fernandes Acenso - Eng. Mecânico pela UNICAMP com MBA em Negócios pela FGV e em Agroenergia pela ESALQ/USP, atuando há mais de 25 anos em engenharia e projetos industriais na área de energia e efluentes nos segmentos alimentício, óleo & gás, mineração e sucroenergético. Atualmente na VEOLIA Water Solutions & Technologies como Gerente de Desenvolvimento de Mercado, é responsável pela linha de produtos BIOTHANE para tratamento anaeróbio de efluentes industriais para o mercado sul-americano.





ACQUA Consulting: Ensaios para a avaliação da atividade microbiana.

Ana Luiza Fávaro - Bióloga, Diretora e Responsável Técnica da “ACQUA CONSULTING”. Larga experiência com gerenciamento operacional de ETEs de diferentes indústrias, assessorando desde o start up de sistemas de lodos ativados até a operação dos mesmos. Larga experiência em bio-monitoramentos (ensaios ecotoxicológicos, bio-acumulação, entre outros) utilizados para avaliar e remediar impactos em corpos d'água que recebem efluentes domésticos e industriais.





DEDINI: Tecnologia de Reatores Anaeróbios - UASB, CI e D.Box.

Roberto Yamanaka - Eng. Químico com 26 anos de experiência com tratamento de efluentes

Eduardo Zambon - Químico com 25 anos de experiência com tratamento de efluentes.


BIOTECS: Tecnologia Anaeróbia - Uma solução sustentável para o meio ambiente


Eng. Antônio Gilberto Salerno - Engenheiro Mecânico formado pela UFU-Universidade Federal de Uberlândia, pós-graduado em Engenharia de Fabricação EESC-USP. Especialista em tecnologias para indústrias de açúcar e álcool. Um dos pioneiros no desenvolvimento e aplicação de tecnologias anaeróbias no Brasil (1983) - Zanini S.A. Equipamentos Pesados para o tratamento de vinhaças de destilarias de álcool e efluentes indústriais de fábricas de Cola's (refrigerantes). Estreito e permanente relacionamento com a Universidade de Ghent - Bélgica (desde 1985) e outros centros de P&D neste setor. Sócio-fundador e sócio-proprietário da BIOTECS - Soluções Tecnológicas Inteligentes, com atuação mundial, tendo fornecido com sucesso mais de 210 Sistemas de tratamento em vários continentes e países, a maioria com avançadas tecnologias anaeróbias. Projetista, há mais de 30 anos, de Estações de Tratamento, que utilizam processos biológicos unitários ou combinados (anaeróbio e aeróbio), físico-químicos (incluindo membranas) e sistemas para reutilização de águas tratadas e biogas, uma fonte energética limpa e renovável.



Material Didático:

Os inscritos receberão o livro de autoria do Prof. Carlos Chernicharo : Princípios do Tratamento Biológico de Águas Residuárias. Vol. 5. Reatores Anaeróbios. DESA-UFMG, 2007, 380 páginas. Também receberão um CD com todas as apresentações das empresas de tecnologias e serviços.

Investimento:

Pagamento até 20.10.13 ............ R$ 930,00

Pagamento após 20.10.13 .......... R$ 1.020,00

Descontos especiais para turmas de uma mesma empresa. Consulte-nos !



Informações e Inscrições
http://www.tratamentodeagua.com.br/r10/cursosEventosDetalhes.aspx?codigo=373


< voltar