CEDAE finalizará quarta-feira mais uma etapa do projeto de ampliação de oferta de água

Data: 15/10/2013
A Nova Cedae realiza na próxima quarta-feira (16/10), a partir das 5h, mais uma etapa do projeto está ampliando a oferta de água em São Gonçalo de 4,8 mil litros para 7 mil litros por segundo, beneficiando a mais de 1,5 milhão de habitantes. Os serviços terão duração de 24h, portanto, devem estar concluídos até 5h de quinta-feira (17/10). Durante a interligação do trecho da nova adutora, com quatro quilômetros de extensão, o Sistema Imunana-Laranjal terá a operação interrompida, podendo afetar temporariamente o abastecimento nos municípios de Itaboraí e São Gonçalo, além da Ilha de Paquetá, atendidos pela Cedae.

Este será o quarto trecho interligado à adutora que, ao final do projeto, a ser concluído no primeiro trimestre de 2014, terá resultado no aumento de 60% da oferta de água em São Gonçalo. Só com esse novo trecho, o município passará a receber mais 400 litros de água por segundo, o que corresponde a cerca de 35 milhões de litros de água a mais por dia.

- Estamos aproveitando para esta parada programada o momento em que as temperaturas estão mais amenas e que existe redução expressiva do consumo de água, da ordem de 30%, para que os reflexos sejam os menores possíveis. Trata-se de mais uma obra que busca atender uma demanda de décadas dos moradores de São Gonçalo – ressaltou o presidente da Cedae, Wagner Victer.

A Cedae está montando um esquema especial para atender a hospitais, com carros-pipa, durante a paralisação do sistema. O abastecimento de água pode levar até 72 horas para normalizar, tornando essencial evitar o desperdício neste período, tais como tomar banhos demorados, escovar os dentes e lavar louça com a torneira aberta.

Além da ampliação da adutora do Sistema Imunana-Laranjal, o compromisso da Cedae com São Gonçalo incluiu a colocação em funcionamento dos reservatórios Colubandê e Marques Maneta, que foram construídos há décadas e nunca haviam entrado em operação e a colocação em funcionamento da Estação de Tratamento de Esgotos de São Gonçalo, prevista para entrar em operação no início do segundo semestre de 2014. Todas as intervenções fazem parte de um conjunto de obras, com investimento do governo do estado, através da Cedae, da ordem de R$ 300 milhões, que já resultaram em uma redução de 83% nas reclamações dos consumidores ao call center da companhia.


Assessoria de Imprensa da Cedae



< voltar