CAEMA realiza solenidade de assinatura da ordem de serviço da obra de despoluição do Rio Canaã

Data: 14/10/2013
A Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (CAEMA) realizará às 9 horas do dia 14 (segunda-feira), no Parquinho da Avenida Litorânea, a solenidade de assinatura da Ordem de Serviço para início das obras de ampliação do Sistema de Esgotamento Sanitário de São Luís, que contempla a sub-bacia do Rio Canaã.

O projeto visa especialmente a despoluição do Rio Canaã como uma das medidas para melhorar as condições de balneabilidade das praias do Calhau e Olho D’Água. Nessa primeira etapa, será construída uma Estação Elevatória de Esgotos com capacidade de 120 litros por segundo; implantados 2.190 metros de linha de recalque de 400mm; 10 mil metros de rede coletora de esgotos de 150 e 200mm; construção de 2.400 metros de interceptores de 200 a 400mm, responsáveis pela condução dos dejetos para tratamento na Estação de Tratamento do Jaracaty.

A obra é um recorte do Sistema São Francisco, que faz parte do Sistema de Esgotamento Sanitário de São Luís por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Os recursos são do Ministério do Turismo no valor de R$ 9.225.677,16, com a contrapartida do Governo Estadual do Maranhão, através da Secretaria de Saúde, no valor de R$ 485.561,96. A empresa responsável pela execução do projeto é a Vale do Paraíba Engenharia e Empreendimentos LTDA, vencedora do processo licitatório.

Para o coordenador da Unidade Gestora de Projetos Especiais da Companhia, Nelson Almada Lima, o projeto é de grande relevância, pois canaliza recursos para promover o saneamento básico da cidade de São Luis. “Esta é apenas uma parte de um programa muito maior que já está em andamento através do Programa de Esgotamento Sanitário nos Sistemas Anil, Vinhais e São Francisco”, destaca.

O evento contará com a presença do Ministro do Turismo, Gastão Dias Vieira; Secretários de Estado do Maranhão; Diretores da CAEMA; Imprensa local e colaboradores.


Assessoria de Imprensa da Caema



< voltar