Tocantins volta a formar sanitaristas em parceria com a ENSP

Data: 24/03/2009

Tocantins volta a formar sanitaristas em parceria com a ENSP


Depois de uma década, a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca voltará a formar sanitaristas no estado do Tocantins. Sob uma demanda da Secretaria de Gestão da Educação na Saúde do estado de Tocantins, o curso terá a participação de 35 alunos que já atuam nas secretarias estaduais e municipais de saúde do estado.

A especialização faz parte de um conjunto de iniciativas realizadas por meio de uma cooperação técnica estabelecida entre a ENSP e a Secretaria de Estado para a qualificação dos quadros para o Sistema Único de Saúde no estado.

Segundo Marina Ferreira de Noronha, coordenadora do curso de especialização em Saúde Pública em Tocantins junto com Shirlaine Valeriano, do Departamento de Gestão da Educação em Saúde (DGES), o modelo do curso foi especialmente desenvolvido para atender às especificidades locais. "Não adianta levarmos a especialização que é aplicada no Rio de Janeiro para Tocantins. Além do conteúdo, também adaptamos algumas questões relacionadas à metodologia", apontou Marina. Ao todo, 156 inscrições foram homologadas e 116 candidatos realizaram as provas.

A coordenadora disse ainda que uma característica bastante diferente nesta experiência é o tempo de formação dos alunos: "Normalmente, temos uma grande procura dos profissionais recém-formados.

Em Tocantins, o público é diferente. Apesar de não terem a idade tão avançada, eles, em sua maioria, têm cerca de dez anos de formados. Outro ponto relevante é a formação dos alunos. Como de costume, a área de enfermagem está presente em maior número, porém recebemos alunos com formação em pedagogia, direito, ciências econômicas, administração e outros".

A aula inaugural do curso acontecerá na manhã do dia 31 de março, na sede da Diretoria de Gestão da Educação em Saúde da Secretaria de Saúde do Estado do Tocantins e será aberta ao público interessado.





< voltar