Sabesp é pioneira na degustação da água

Data: 08/10/2013
A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), que atua em 363 dos 645 municípios do Estado de São Paulo, é pioneira no Brasil em técnica humana para garantir a qualidade da água que é distribuída à população: degustadores de água.

Especialistas altamente treinados e capacitados são responsáveis pela análise sensorial, ou seja, a percepção que o cliente tem ao consumir a água, percebendo variáveis no sabor, no aroma e na densidade do líquido. Portanto, a identificação por esses degustadores da água da Sabesp é rápida para que as ações preventivas ou corretivas sejam tomadas no processo da qualidade da água.

A Sabesp esclarece que a água tratada que apresente gosto ou odor não significa que a potabilidade esteja comprometida; a água com essas características pode não ser agradável para a ingestão e ser rejeitada, porém é uma água potável. A qualidade da água distribuída pela empresa segue os parâmetros exigidos pela portaria 2914/11 do Ministério da Saúde, que dispõe sobre os procedimentos de controle e de vigilância da qualidade da água para o consumo humano e seu padrão de potabilidade. As análises são realizadas na saída do tratamento, sendo que para mananciais superficiais o monitoramento é feito a cada duas horas e para mananciais subterrâneos a cada duas vezes por semana.

A técnica já utilizada desde 1996 pela Sabesp para as análises de odor e gosto da água passará a ser obrigatória a partir de 2014, às empresas de saneamento, conforme determina a Portaria 2914/2011 do Ministério da Saúde.

A empresa tem 15 profissionais habilitados e neste ano já treinou mais de 100 funcionários. Os degustadores não podem consumir bebida alcóolica, utilizar perfume, maquiagem e creme dental momentos antes do ensaio para não alterar o resultado das análises da água.

Trabalho reconhecido

As análises da água da Sabesp são feitas no laboratório da empresa que é acreditado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). A acreditação é o reconhecimento da competência técnica de um laboratório e tem abrangência internacional. A Sabesp possui, no total, 16 laboratórios de controle sanitário instalados nas regiões da Grande São Paulo, interior e litoral, que são certificados pela ISO 9.001 ou acreditados pela ISO 17.025. São, no total, 725 sistemas produtores de água e poços que passam pelo processo de monitoramento.

A empresa realiza, em média, mais de 60 mil análises mensais, sendo: 17.200 análises na Grande São Paulo; 37.600 no interior; e 5.200, no litoral paulista. As análises incluem parâmetros básicos de controle, como turbidez, cor, cloro, coliformes totais e termotolerantes.

No Litoral Norte, o laboratório da Sabesp é o único acreditado junto ao Inmetro, entre as Companhias de Saneamento do Brasil, na norma ISO/IEC 17.025, que realiza a análise de águas salinas e salobras. Além disso, coleta amostras nos sistemas produtores, de duas em duas horas, totalizando 3.024 amostras mensais, da água que abastece 210 mil habitantes em Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba.

A Companhia de Saneamento envia, mensalmente, às Vigilâncias Sanitárias dos municípios os relatórios informativos e os clientes ficam sabendo, por meio da conta, sobre os principais parâmetros avaliados.

A água do sistema público de abastecimento é o único produto em que há controle de qualidade na casa do cliente, garantindo sua potabilidade até o momento do consumo. O resultado também está disponível no site da empresa www.sabesp.com.br.

Assessoria de Comunicação da Sabesp



< voltar