ANA participa da XIV Conferência dos Diretores Iberoamericanas de Água

Data: 03/10/2013
Começou ontem, em Madri, a XIV Conferência dos Diretores Iberoamericanos de Águas - Codia. O evento, que reúne gestores de água da região, vai até sábado dia 05/10. É a primeira vez que Brasil, Espanha e Portugal organizam o encontro conjuntamente.

Este ano, os participantes discutem o Plano Estratégico da Codia, que vai promover a consolidação da capacitação técnica das instituições gestoras de águas e fortalecer a cooperação regional na gestão dos recursos hídricos na região iberoamericana. Também haverá reuniões em Mérida, na Espanha; e Elvas, em Portugal.

De acordo com o diretor-presidente da Agência Nacional de Águas (ANA), Vicente Andreu, que participa do encontro, a reunião dá sequencia ao legado da Rio+20 e aos encaminhamentos acordados na XIII CODIA, que ocorreu em Foz do Iguaçu, em 2012.

Na opinião do vice-presidente da Agência Portuguesa do Ambiente, Alexandre Simões, é importante reforçar o papel da Codia nos diálogos internacionais.

O secretário-geral do Ministério de Agricultura, Alimentação e Meio Ambiente da Espanha, Jaime Haddad, abriu a XIV Codia no Palácio Zurbano, seguido pelo secretário-geral de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento do Ministério de Assuntos Exteriores e Cooperação da Espanha, Gonzalo Robles Orozco e do secretario para a Cooperação da Secretaria-Geral Iberoamericana (SEGIB), Salvador Arriola, com a presença de diretores-gerais.

Também estavam presentes o embaixador do Brasil na Espanha, Paulo de Oliveira Campos, e a diretora-geral de Águas da Espanha, Liana Ardiles

No ano passado, quando a Codia foi realizada no Brasil pela primeira vez, foi discutida a implementação das principais atividades do programa da Codia, tais como: cursos de capacitação, financiamento de iniciativas regionais, estrutura organizacional e atribuições de sua Secretaria Técnica Permanente, responsabilidades do país-sede, entre outros assuntos.

O programa de cooperação iberoamericano Codia foi implementado em 2001 no âmbito da Secretaria-Geral Iberoamericana (Segib), da qual o Brasil é membro. A Segib tem como foco contribuir para a instituição de programas de cooperação nas áreas de cultura, educação, pesquisa e transferência de conhecimento, coesão social, economia, entre outros, por meio de acordos estabelecidos com agências de cooperação e programas nacionais de cada país.

Para o desenvolvimento de ações sob o tema água, a Segib instituiu a Conferência de Diretores-Gerais Iberoamericanos de Água (Codia), composta por representantes das instituições de governo encarregadas da gestão de recursos hídricos de 22 países iberoamericanos: Andorra, Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, El Salvador, Espanha, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Portugal, República Dominicana, Uruguai e Venezuela.

A Codia tem sede na Espanha, onde funciona sua Secretaria Técnica Permanente ligada à Direção Geral de Água do Ministério de Meio Ambiente da Espanha. Anualmente é realizada a Conferência de Diretores Gerais de Água para avaliação das ações desenvolvidas no ano anterior, revisar o andamento de ações em curso e definir o plano de trabalho para o ano seguinte.

ass ANA


< voltar