Obras do Alto Sertão e Sertaneja atendem mais de 130 mil pessoas no semiárido

Data: 03/10/2013
O Governo do Estado autorizou mais duas obras do PAC Prevenção Seca em Sergipe. A meta é ampliar a segurança hídrica de municípios do semiárido e garantir o acesso ao abastecimento de água encanada para famílias sertanejas que nunca foram atendidas pelo serviço. Nesta terça-feira, o governador em exercício Jackson Barreto assinou a ordem de serviço para expansão dos sistemas Alto Sertão e Sertaneja, operados pela Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso). A empresa é responsável pela elaboração e execução dos dois projetos que visam melhorar a qualidade de vida para cerca de 130 mil pessoas da região.

Habitantes que nunca tiveram acesso ao serviço de abastecimento serão abastecidos com água potável de qualidade. Mesmo quem mora na região do semiárido e já conhece o benefício de ter água na torneira, agora terá um sistema com maior segurança hídrica capaz de manter a distribuição segura em períodos de estiagem. São R$ 13 milhões para implantação da adutora no sistema Sertaneja e mais de R$ 74 milhões para duplicação do Alto Sertão.

O governador em exercício, Jackson Barreto, descreveu que obras destinadas ao abastecimento de água resultam diretamente nas condições de vida da população. “Esta é uma obra fundamental que traz vida, que diminui a mortalidade infantil, que contribui para uma melhoria da qualidade de vida do povo. E eu estou muito feliz porque estou lançando a obra e cumprindo a palavra de Marcelo Deda”, ressaltou Jackson.
Os investimentos refletem na prática em uma maior produção de água para as sedes municipais de Moita Bonita, Ribeirópolis, Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora da Glória, Nossa Senhora das Dores, São Miguel do Aleixo, Aquidabã e mais de 30 povoados. As famílias que residem nessas localidades ficam vulneráveis aos efeitos da seca, mas agora têm a chance de resgatar a esperança de ver uma nova realidade marcada pela segurança do fornecimento de água potável.
“Mais que uma obra, estamos garantindo dignidade, melhores condições de vida e, certamente, melhores condições de saúde para a população. Esta é uma obra fundamental dentro da política implementada pelo Governo Federal, em estruturar os municípios no combate à seca. Nesse contexto, o governador Marcelo Déda sempre defendeu que não bastavam apenas obras emergenciais, precisávamos de obras estruturantes. E é isto que estamos implementando aqui”, discursou o diretor-presidente da Deso, Sérgio Ferrari, durante a assinatura de ordem de serviço em Aquidabã.

A solenidade foi prestigiada pelas equipes das gerências operacionais regionais do Sertão e do Centro-Oeste da Deso, autoridades políticas da região, secretários de Estado, secretários municipais, vereadores e a população do município. Após agenda em Aquidabã, cidade atendida pelo Sistema Sertaneja, uma segunda ordem de serviço para obras do PAC Seca foi assinada em Ribeirópolis, onde foi autorizada no mesmo dia a duplicação da adutora do Alto Sertão. Jackson também visitou o Centro de Controle Operacional da Deso, situado em Nossa Senhora da Glória.

Alto Sertão

Entre os municípios cobertos pelo Alto Sertão estão: Frei Paulo, Nossa Senhora da Aparecida, Nossa Senhora da Glória, Nossa Senhora das Dores, Pedra Mole, Pinhão e São Miguel do Aleixo. Além disso, Ribeirópolis e Moita Bonita. Para melhoria do abastecimento de água nessas localidades, as obras executadas pela Deso preveem uma nova adutora, com extensão total de 75 km, além de estruturas complementares como: subadutoras, estações elevatórias, centro de reservação e rede de distribuição.

"Todas as obras do PAC Seca são importantes, mas essa obra do Alto Sertão tem um impacto social muito maior porque abrange mais municípios, todos eles afetados pela seca. Áreas vulneráveis, como Ribeirópolis e Moita Bonita, que hoje não têm sistema integrado, terão as redes interligadas, o que amplia a lista de cidades atendidas pela adutora", explica Sérgio Ferrari, reforçando que a segurança no abastecimento é um dos pilares do projeto executado pela Deso.

Quem mora na região semiárida sabe o quanto o cotidiano vai melhorar com a concretização do PAC Prevenção Seca. “A maior dificuldade do abastecimento daqui é a qualidade da água. Muitas vezes a gente precisava comprar água, porque a de casa não dava para cozinhar ou beber. Agora tenho fé que nossa vida vai melhorar muito com esses investimentos”, defende a moradora de Ribeirópolis, Alonsa dos Anjos Lima.

Sertaneja

A ampliação da Adutora Sertaneja, no trecho entre o Povoado Mata e a sede do município, vai regularizar a oferta de água e beneficiar 25 mil pessoas na região de Aquidabã. A obra autorizada pelo governador em exercício, Jackson Barreto, também faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento.

A nova tubulação que começa a ser implantada possui extensão de 21,43 km, em tubo de ferro fundido com diâmetro de 250 mm. A adução parte do Povoado Mata, em Itabi. É por esta adutora que será levada água de qualidade e em maior quantidade para a sede do município de Aquidabã, além dos povoados Oiteiro Alto, Frutuoso, Mamoeiro, Coité, Santa Teresinha, Caraíbas, Papel dos Dias, Pau Alto e Pedras.


Assessoria de Imprensa da Deso



< voltar