III CISMAS

Data: 30/09/2013

A partir de terça-feira, 1/10, a quinta, 3/10, especialistas nacionais e internacionais debaterão questões relacionadas à água e ao meio ambiente subterrâneo, no III Congresso Internacional de Meio Ambiente Subterrâneo (III CIMAS), que será realizado no Centro Fecomércio de Eventos, em São Paulo (SP). O evento abordará temas como: "Áreas contaminadas, avaliação de risco e as gerações futuras"; "Reabilitação de Áreas Contaminadas em Espaços Urbanos"; "Gestão de Recursos Hídricos e Gestão Ambiental: confluências e divergências"; "Esgoto é o maior contaminante. Qual a saída?"; "Os novos procedimentos para o gerenciamento de áreas contaminadas no Estado de São Paulo"; "Mídia e o Tema Água: Relacionamento Próximo à Vista?"; "Uso do Espaço Subterrâneo nas Médias e Grandes Cidades. Quais os Desafios?", entre outros tópicos que alertarão a sociedade sobre a importância dos assuntos no presente e nas aplicações futuras.

A conferência "Vila Olímpica de Londres 2012. Habilitando projetos operacionais. Remediação sustentável e de custo eficaz", destaque da programação, será ministrada por Jan Hellings, conceituado engenheiro civil do Reino Unido, responsável pela construção do Centro Olímpico de Londres sobre uma área reabilitada de 250 hectares, antes ocupada por um parque industrial. Além destas, muitas outras questões estarão em debate em conferências, mesas-redondas, talk show e na apresentação de 100 trabalhos técnicos, em formato oral ou painel. A expectativa de público para esta terceira edição do CIMAS é de cerca de 500 pessoas, entre pesquisadores, especialistas, profissionais, estudantes, representantes de instituições públicas e privadas, do Canadá, Inglaterra e do Brasil, entre outros.

Simultaneamente aos fóruns de debates, ocorrerá a VIII Feira Nacional da Água (FENÁGUA), responsável pela exposição dos principais produtos e serviços do setor. A feira reunirá empresas, associações e órgãos do governo que apresentarão as mais recentes e modernas tecnologias a um público altamente especializado.

Acesse: www.abas.org/cimas para conferir a programação completa ou veja abaixo:



CONFERÊNCIA MAGNA

Dia 01/10 das 11h às 12h

“Vila Olímpica Londres 2012 – Habilitando projetos operacionais. Remediação sustentável e de custo eficaz”, que terá como conferencista Jan Hellings, da Dr Jan Hellings & Associates;

CONFERÊNCIAS

Dia 01/10 das 17h às 18h

“Áreas contaminadas - Avaliação de risco e as gerações futuras”, ministrada por José Eduardo Ismael Lutti, promotor de Justiça do Meio Ambiente no Ministério Público do Estado de São Paulo;

Dia 02/10 das 11h30 às 13h

“Mídia e o Tema Água: Relacionamento Próximo à Vista?”, que será conduzida pelo jornalista da TV Globo, Carlos Tramontina;

Dia 03/10 das 17h às 18h

“Os Novos Procedimentos para o Gerenciamento de Áreas Contaminadas no Estado de São Paulo”, com Eduardo San Martin, Diretor de Meio Ambiente da FIESP.

TALK SHOW

Dia 02/10 das 17h às 18h

O debate no formato talk show discutirá a “Gestão de Recursos Hídricos e Gestão Ambiental: confluências e divergências”, e contará com a participação de Paulo Lopes Varella Neto, da Agência Nacional de Águas (ANA), Thales de Queiroz Sampaio, do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), Claudio Oliveira, da HIDROGEO e Werner Grau, da Pinheiro Neto Advogados. O moderador será o presidente do III CIMAS e Secretário Executivo da ABAS, Everton de Oliveira.

MESAS-REDONDAS

Dia 01/10 das 14h30 às 16h30

“Reabilitação de Áreas Contaminadas em Espaços Urbanos”, com a presença de Michaye McMaster, especialista em remediação de solo e águas subterrâneas da Geosyntec e do gerente da Divisão de Áreas Contaminadas da CETESB, Alfredo Rocca;

Dia 02/10 das 14h30 às 16h30

“Certificação e Acreditação de Produtos e Projetos em Ambiente Subterrâneo”, presidida por Everton de Oliveira (Hidroplan / ABAS), com a participação de Carlos Roberto dos Santos (CETESB), Márcio Rosa Rodrigues de Freitas (IBAMA) e Thiago Gomes (AESAS);

Dia 03/10 das 11h30 às 13h00

“Uso do Espaço Subterrâneo nas Médias e Grandes Cidades – Quais os Desafios?” com a participação de André Assis (UnB / ABMS), Arsênio Negro Jr. (Bureau de Projetos) e Sergio Palazzo (MND Fórum);

Dia 03/10 14h30 às 16h30

“Esgoto é o maior contaminante. Qual a saída?” terá como palestrantes Alvaro José Menezes da Costa (CASAL / ABES), Jason Gerhard (UWO) e Raymond Flynn (Queen's University Belfast).

FENÁGUA

A VIII Feira Nacional da Água (FENÁGUA), que acontece em paralelo ao Congresso, de 1 a 3 de outubro, no Centro Fecomércio de Eventos, em São Paulo, apresentará produtos e serviços para a água, um espaço para exposição, empresarial e institucional, exclusivo para promoção dos negócios do setor. Participarão da FENÁGUA: Ag Solve, ANA, Analytical Technology, Aragon Sondagens, ASL, Bioagri, Chicago Pneumatic, Clean Environment, Corplab, Doxor, EP Engenharia, FMC, Fugro In Situ, Gaiatec Sistemas, Geoacqua, Geoambiente, Geoartesiano, Geotech Environmental Equipment, Hidrosuprimentos, In Situ Remediation, Keller, MGA Sondagens, NIL Ambiental, Sanifox, Trionic.

PATROCÍNIO E APOIO

O III CIMAS será patrocinado por: Ag Solve, ANA, Analytical Technology, ASL Análises Ambientais, Capes, Corplab, Doxor, EP Engenharia, Fugro In Situ Geotecnia, Geoambiente, Geoartesiano, Governo Federal, Hidroplan, Ministério da Educação, Ministério do Meio Ambiente, NIL Ambiental e Trionic.

E contará com o apoio de: Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (ABEMA); Associação Brasileira de Geologia de Engenharia e Ambiental (ABGE); Associação Brasileira de Resíduos Sólidos e Limpeza Pública (ABLP); Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica (ABMS); Associação Brasileira de Membros do Ministério Público de Meio Ambiente (ABRAMPA); Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRH), Associação Brasileira das Empresas de Consultoria e Engenharia Ambiental (AESAS); Associação Interamericana de Engenharia Sanitária e Ambiental (AIDIS); Associação Latino-americana de Hidrologia Subterrânea para o Desenvolvimento (ALHSUD); Associação Paulista de Geólogos (APG); Fundação Estadual do Meio Ambiente de Minas Gerais (FEAM); Governo de Minas Gerais; Governo do Estado de São Paulo; Rede Brasil de Organismos de Bacias Hidrográficas (REBOB) e Portal Tratamento de Água.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Artcom



< voltar