Ban Ki-moon afirmou que o mundo precisa de parceria sólida para atingir ODMs

Data: 20/09/2013
O Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, afirmou esta quinta-feira que o mundo precisa de uma renovada e sólida parceria global para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, ODMs.
Ban disse na apresentação do relatório da Força-Tarefa da ONU que grandes conquistas em relação às Metas do Milênio vão criar confiança e mobilizar apoio para a agenda de desenvolvimento pós-2015.
Esforços
Segundo ele, os esforços pós-2015 devem tomar como base os trabalhos que já foram feitos até agora aplicando as lições aprendidas com os ODMs.
O Secretário-Geral citou alguns avanços conquistados. Segundo o relatório, as tarifas cobradas sobre as exportações dos países em desenvolvimento foram reduzidas.
A maior parte das exportações vindas dos países mais pobres estão sendo admitidas livres da cobrança de qualquer taxa.
Remédios
Ban disse ainda que alguns remédios estão mais baratos, como por exemplo, os que combatem o HIV/Aids. Outro ponto positivo, segundo ele, é que a iniciativa para ajudar os países pobres endividados está quase finalizada.
Mas o chefe da ONU alerta que muito mais ainda precisa ser feito. Ele citou o Rodada de Doha, cujas negociações continuam num impasse, como também a assistência para desenvolvimento que caiu pelo segundo ano consecutivo.
Dívidas
Ban falou sobre a necessidade da restruturação das dívidas de países em desenvolvimento e alertou que o acesso a novas tecnologias continua limitado nessas regiões.
O chefe da ONU disse ainda que na semana que vem, lançará num evento especial na Assembleia Geral, o relatório “Uma Vida Digna para Todos”.
O documento pede a criação de uma agenda única, coerente e ambiciosa que tenha o desenvolvimento sustentável como base e a erradicação da pobreza como a mais alta prioridade.
(Rádio ONU)


< voltar