SP: Governo e Sabesp lançam obras para despoluir Guarapiranga

Data: 19/03/2009

SP: Governo e Sabesp lançam obras para despoluir Guarapiranga


Sem relação com as prefeituras não vamos conseguir fazer nada.” Com essa frase o governador José Serra deu o tom de seu pronunciamento durante o anúncio de duas obras de esgotamento sanitário para despoluição da represa Guarapiranga, na tarde de terça-feira (17/3), na divisa entre Itapecerica da Serra e Embu-Guaçu. As obras integram o Programa Mananciais-Vida Nova, conduzido pela Secretaria de Saneamento e Energia e pela Sabesp. A secretária Dilma Pena e o presidente da companhia, Gesner Oliveira, estavam presentes ao evento.

Segundo o governador, a companhia paulista precisa ser parceira dos municípios. “A Sabesp tem tido uma orientação muito clara: chegar perto dos municípios e ouvir as reclamações”, afirmou Serra, que citou depois a eficiência da empresa. “Estamos trabalhando por São Paulo, por essa região. Não estamos trabalhando partidariamente”, concluiu.

Serra fez questão de lembrar que as obras, além de aumentar os índices de coleta e tratamento em Itapecerica da Serra de 4% para 50% em dois anos, beneficiam a Guarapiranga, importante para o abastecimento de uma parte de São Paulo. “Saneamento não dá voto, mas é essencial para a saúde e para aumentar o índice de desenvolvimento humano”, declarou.

Em seu pronunciamento, um pouco antes do governador, a secretária Dilma Pena também ressaltou esse ponto. “Essas obras são fundamentais para os senhores, para suas famílias e para o meio ambiente”, disse. “Vamos nos encontrar várias vezes, pois temos muita obra para inaugurar”, anunciou.

Com investimento de R$ 20 milhões, a obra Mombaça-Crispim compreende construção de coletores-tronco numa extensão de 8 km, 3 estações elevatórias, 3,3 km de linhas de recalque, 44 km de rede coletora e 5.350 ligações domiciliares. Também terão início as obras de interligação das redes do sistema de esgotamento sanitário ao coletor Embu-Mirim, que são complementares ao Projeto Tietê. O valor do empreendimento é de R$ 1,5 milhão.

No mesmo evento de terça-feira, foi assinada autorização do governo estadual para que a Sabesp firme um termo de cooperação para estudo de viabilidade de operação de um aterro sanitário em Itapecerica da Serra. Além desse município, o aterro deve beneficiar Embu, Embu-Guaçu, São Lourenço da Serra, Juquitiba e Taboão da Serra.




< voltar