Alckmin garante recursos de 63,2 milhões para o Água Limpa do DAEE

Data: 17/09/2013



O governador Geraldo Alckmin assinou parceria com o ministro da Fazenda, Guido Mantega, na quinta-feira, 12 de setembro, garantindo o financiamento do Banco do Brasil e do Banco Mundial para obras no Estado de São Paulo. O Programa Água Limpa, da secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos e administrado pelo DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica) receberá R$ 63,2 milhões para investimentos na construção de ETEs (Estações de Tratamento de Esgotos) em 30 municípios.



Serão atendidas as cidades de Águas de Lindóia, Américo Brasiliense, Amparo, Bom Jesus dos Perdões, Borebi, Cafelândia, Caiuá, Capivari, Campos Novos Paulista, Cordeirópolis, Cunha, Estiva Gerbi, Guaraçai, Guatapará, Ibaté, Ibitinga, Ipeúna, Itápolis, Jardinópolis, Manduri, Mendonça, Monte Azul Paulista, Murutinga do Sul, Natividade da Serra, Pitangueiras, Potirendaba, Reginópolis, Ribeirão Bonito, Santa Rita do Passa Quatro e Serrana.


Ao todo, mais de 500 mil pessoas irão se beneficiar com as estações de tratamento. Sem o lançamento direto de esgoto nos seus mananciais, será possível revitalizar os rios e bacias hidrográficas das regiões, contribuindo com a preservação dos recursos hídricos e prevenção de doenças.

RECURSOS PARA OUTRAS ÁREAS

Alckmin destacou a importância dos recursos que serão utilizados para infraestrutura e mobilidade urbana: "O financiamento assinado com o Banco do Brasil é investimento, é emprego direto. São obras em rodovias, como a duplicação da Tamoios, o acesso ao Porto de São Sebastião, o VLT da Baixada Santista, corredor de ônibus em São Paulo, habitação na Serra do Mar para famílias que estão em área de risco na Baixada e Água Limpa para o tratamento de esgoto nos municípios", disse o governador.

O PROGRAMA ÁGUA LIMPA

O Água Limpa foi criado em 2005, por meio de uma ação conjunta da Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos, o DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica) e Secretaria da Saúde, com objetivo de implantar sistemas de tratamento de esgotos em municípios com até 50 mil habitantes não atendidos pela SABESP.

DAEE


< voltar