Inova Empresa financiará 50% da pesquisa e desenvolvimento no Brasil

Data: 16/09/2013


Os projetos recebidos para entrar no Inova Empresa, programa em parceria entre o BNDES e a Finep, somaram R$ 56,2 bilhões, de acordo com o presidente da fundação, Glauco Arbix. A perspectiva “mais pessimista” sobre os desembolsos do programa deve fazer com que, ano que vem, ele represente “metade de tudo o que o Brasil investe em pesquisa e desenvolvimento.”

Ao falar no 5º Congresso Brasileiro da Inovação da Indústria, em São Paulo, promovido pela Confederação Nacional das Indústrias (CNI), Arbix disse que, normalmente, do total recebido, entre 40% e 50% dos projetos possuem alguma viabilidade. “Se tivermos 20% da demanda efetivada, ano que vem teremos R$ 12 bilhões divididos em sete programas do Inova Empresa assinados.”

O investimento em inovação e pesquisa, segundo Arbix, é necessário para o país seguir sustentando o crescimento verificado na última década. “A empresa que acha que pensar no futuro é melhorar sua administração está enganada. Ou investimos mais em P&D ou não teremos a menor condição de trabalhar a baixa competitividade, que é o maior problema da economia brasileira”, afirmou.

Valor Econômico)


< voltar