Agências de Brasil e México coordenam programas de cooperação técnica

Data: 04/09/2013


Representantes das agências de cooperação de Brasil e México realizam a partir desta segunda-feira - e até a próxima quarta-feira - uma reunião na capital mexicana para estreitar seus laços nos setores agropecuário, de saúde, educação, recursos hídricos e desenvolvimento social.

Na inauguração do encontro estiveram o diretor-executivo da Agência Mexicana de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (Amexcid), Juan Manuel Vale, e diretor-geral da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), Fernando de Abreu.

"Este encontro reflete o interesse das maiores economias da América Latina para unir esforços em benefício de suas sociedades e, ao mesmo tempo, compartilhar suas potencialidades com os demais países da região", afirmou a Secretaria de Relações Exteriores mexicana (SRE) em comunicado.

A reunião, a quinta entre as agências e da qual participam 11 especialistas, permitirá revisar o texto de um Memorando de Entendimento de Cooperação Triangular "que será assinado em breve", e abordar "a negociação das propostas para formar o Programa de Cooperação Técnica 2013-2015".

Em princípio, este plano "estará integrado por oito projetos bilaterais e três conjuntos, dirigidos a terceiros países", detalhou a nota.

Um deles consiste em trabalhar na definição de um programa integral de transferência de tecnologia e aumento da produtividade no trópico mexicano, um âmbito "onde o Brasil conta com uma bem-sucedida experiência".

"México e Brasil possuem processos similares de desenvolvimento econômico e uma agenda para o desenvolvimento internacional que envolve desafios e oportunidades comuns", ressaltou a SRE.

A agenda "permitirá intensificar a troca de conhecimento e tecnologias, orientando os esforços à formação e atualização de recursos humanos que coadjuvem o fortalecimento das relações" bilaterais, acrescentou.

(Portal UOL)


< voltar