Servmar realiza investigação ambiental e remediação de águas subterraneas na região de Jurubatuba

Data: 03/09/2013



Com o objetivo de remediar a água subterrânea comprovadamente contaminada por solventes clorados em área industrial na região de Jurubatuba – localizada na zona sul do município de São Paulo –, a Servmar Ambiental & Engenharia conduz, desde 2008, um projeto de amplo escopo, com previsão de término em 2014. Com forte atuação industrial, a região abriga indústrias de médio e grande porte, principalmente do setor químico e metalúrgico.



Após a realização de diversas etapas de investigação ambiental, avaliação das melhores alternativas de remediação e uma série de testes pilotos, foram implementados no local sistemas integrados de remediação que envolveram injeção de oxidantes, bombeamento e tratamento da água subterrânea.



A empresa, que é uma das maiores e mais conceituadas do segmento de consultoria ambiental e engenharia do Brasil, concluiu que as águas subterrâneas nesta área industrial específica de Jurubatuba estavam contaminadas, principalmente devido à presença de produtos solventes.



“Um dos principais desafios do projeto foi o desconhecimento em relação às áreas fontes de contaminação existentes, uma vez que haviam poucos registros sobre as alterações sofridas na planta industrial no decorrer do tempo”, destaca Leandro de Faria, sócio-diretor da Servmar.



A região, uma das mais impactadas do Estado de São Paulo, passa atualmente por uma profunda transformação, que envolve o encerramento das atividades de diversos empreendimentos, dando lugar a lançamentos imobiliários de alto padrão e à instalação de empresas voltadas à atividades de prestação de serviços e comércio em geral.



Etapas do projeto

Em 2007 foi realizada uma Avaliação Preliminar, na qual foram identificadas as áreas potencialmente contaminadas, principalmente devido à utilização de produtos solventes. Dessa forma, entre 2007 e 2009, diversas atividades de investigação ambiental foram realizadas para definição do modelo conceitual de contaminação.



“Embora no solo não tenham sido observadas concentrações dos compostos de interesse acima dos limites de intervenção adotados, na água subterrânea, o comportamento foi distinto”, destaca Maurício Prado, diretor técnico da Servmar, ao ressaltar que os principais contaminantes observados neste meio – e que apresentaram riscos à saúde humana – estão relacionado à inalação de vapores orgânicos. Entre eles estão o tetracloroeteno, o tricloroeteno, o cis-1,2-dicloroeteno e o cloreto de vinila.



Para a delimitação da área impactada, foram instalados 73 poços de monitoramento, sendo 56 poços rasos, 11 intermediários e 6 poços profundos. A avaliação do comportamento hidráulico do aquífero freático mostrou que o fluxo da água subterrânea tende a ser ascendente, o que dificultou o encaminhamento vertical da contaminação.

Com base na avaliação detalhada da área impactada, foi elaborado e instalado, em outubro de 2009, um sistema integrado e automatizado de remediação composto por poços de bombeamento, poços de injeção do oxidante peróxido de hidrogênio e drenos horizontais para captação de vapores orgânicos em uma área fechada.

Nos monitoramentos periódicos, realizados para avaliação da eficiência do sistema de remediação, observou-se o aumento das concentrações em alguns poços, causado pela mobilização de contaminantes solventes organoclorados, adsorvidos no solo.

Assim, visando a otimização da remediação em pontos específicos, em outubro de 2011 foi instalado um sistema móvel de injeção, onde foi possível o aumento da concentração da solução oxidante. Ambos os sistemas operaram paralelamente até abril de 2012. Em novembro de 2012, foi finalizado o processo de injeção manual de peróxido de hidrogênio e, em janeiro de 2013, foi realizada a remoção do solo impactado.

A redução dos contaminantes presentes no solo saturado é clara quando comparadas às diferenças entre os valores de massa de etenos clorados estimados no período anterior à ação do oxidante (100 kg), anterior à implantação do sistema móvel de injeção (22 kg), e no último monitoramento realizado em abril de 2012 (2 kg) - excluindo a concentração elevada de tetracloroeteno observada em apenas um ponto no último monitoramento, onde ainda serão necessárias algumas ações pontuais.



SOBRE A SERVMAR

Fundada em 1986, a Servmar é uma empresa do Grupo Unipetro - que conta com 27 empresas e atua nos segmentos de distribuição de combustíveis, concessionárias de veículos e serviços ambientais. Sediada na cidade de São Paulo, a Servmar possui hoje filiais em Diadema (SP) e no Rio de Janeiro (RJ); bases operacionais em Duque de Caxias (RJ) e em Macaé (RJ); e bases de apoio em Porto Alegre (RS), Curitiba (PR), Campo Grande (MS) e Montevidéu (Uruguai).



Entre os serviços oferecidos pela companhia destacam-se projetos de gestão de áreas contaminadas, gestão inteligente de água (estudos hidrogeológicos, tratamento de efluentes e reuso de água), projetos e construção de sistemas de armazenamento de combustíveis, estudos ambientais, construção civil industrial, gestão de resíduos, manutenção predial e gestão integrada de pontos de abastecimento, entre outros.



Sua equipe multidisciplinar conta com cerca de 600 colaboradores, incluindo geólogos, engenheiros ambientais, biólogos, hidrogeólogos, entre outros. Sua carteira de clientes é diversificada nos setores de concessionárias de abastecimento de água, indústria (alimentos, bebidas, petroquímica, siderurgia, etc), construção, óleo e gás, mineração e hidroenergia, entre outros. Entre eles, estão a Infraero, DAEE, Petrobras, BR Distribuidora, Grupo Ipiranga, Chevron Texaco, MSC Logística, Fersol, GM, ESSER Incorporadora, Sadia, Isolux Corsan.

assessoria


< voltar