Governo assina ordem de serviço para ampliação do sistema de abastecimento de água (SIAA) de Santo Estêvão

Data: 02/09/2013
O governador do estado, Jaques Wagner, e o presidente da Empresa Baiana de Águas e Saneamento S.A. (Embasa), Abelardo de Oliveira Filho, assinam, neste sábado (31), a ordem de serviço para o início da obra de ampliação do sistema integrado de abastecimento de água (SIAA) de Santo Estêvão, localizado na região de Feira de Santana, no território de identidade do Portal do Sertão, que atende aos municípios de Santo Estêvão, Ipecaetá, Anguera e Serra Preta. A programação terá início às 9h, em Santo Estêvão, no Centro de Cultura, com sequência em Ipecaetá, às 10h, no Centro Cultural Francisco Fagundes de Oliveira Filho, e em Anguera, às 11h, na Praça Artur Vieira, Centro.

Orçada em R$ 28,3 milhões, oriundos do PAC 2 / Saneamento, a obra será realizada por meio de parceria entre a Embasa e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), beneficiando uma população de 103 mil habitantes. O empreendimento contará com a implantação de captação flutuante direta no lago da barragem de Pedra do Cavalo, com conjuntos motor-bomba montados sobre flutuadores, duas estações de bombeamento de água bruta, sete estações de bombeamento de água tratada e de adutora de água bruta com 9,8 quilômetros (km) de extensão.

A Embasa ampliará a estação de tratamento de água de Santo Estevão, que será contemplada com a implantação da estação de tratamento de lodo residual, de cinco reservatórios apoiados, com capacidade variando de 50 a 500m³, de 10 reservatórios elevados, variando de 25 a 300m³, além da implantação de 110 km de adutora de água tratada nos cinco subsistemas de abastecimento de água. A rede de distribuição também será ampliada em 31 km de extensão. O investimento também prevê a implantação de 1.773 novas ligações domiciliares. O prazo para conclusão desta ação do programa Água para Todos é de 720 dias contados a partir da assinatura da ordem de serviço.

Embasa


< voltar