Transformando gases de efeito estufa em materiais de construção sustentáveis

Data: 30/08/2013

Uma iniciativa da Universidade de Newcastle permitirá captar gases de efeito estufa e transformá-los em materiais de construção sustentáveis. A instituição anunciou planos de construir uma fábrica para aplicar em larga escala um novo método de sequestro e armazenamento de carbono. Este método irá combinar o dióxido de carbono com certos minerais para criar rochas carbonatadas que podem ser usadas em uma série de aplicações, incluindo a construção civil.
Os resultados das operações da fábrica permitirão comparar o processo de carbonatação mineral com outros métodos de armazenamento de carbono em termos de custos financeiros e impacto ambiental. As instalações devem começar a operar em 2017.
Este novo método de sequestro de carbono imita e acelera o processo que é feito pela própria natureza. A vantagem em relação aos atuais métodos artificiais é que ele gera produtos usáveis na construção, como a rocha carbonatada. Segundo o pesquisador Eric Kennedy, o seu desafio é acelerar o processo [natural"> de evitar que o CO2 acumule no ar com uma boa relação custo-benefício.
Já segundo o pesquisador Dlugogorski, “a diferença chave entre o geosequestro e o armazenamento pelo oceano [do CO2"> e o nosso modelo de carbonatação mineral é que nós transformamos permanentemente o CO2 em um produto usável, ao invés de apenas armazená-lo no solo”.
O investimento de 9 milhões de dólares australianos está sendo feito pelo governo federal da Austrália e dos estados de Nova Gales do Sul e Orica. O projeto será gerenciado pela Mineral Carbonation International, uma parceria entre o braço comercial da universidade, Newcastle Innovation, GreeenMag Group e Orica.
* Com informações do Big Think e Phys.
(Revista Entremundos)


< voltar