Diretor do DAEE assume presidência da RIOB

Data: 29/08/2013

O engenheiro Lupércio Ziroldo Antônio, Diretor da Bacia do Baixo Tietê do DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica) foi eleito dia 15 de agosto para o cargo de presidente da RIOB (Rede Internacional de Organismos de Bacia), com mandato para os próximos três anos.

A eleição ocorreu durante a 9ª Conferência Geral Mundial da entidade, realizada em Fortaleza (CE), de 12 e 16 de agosto. O evento foi organizado pela REBOB (Rede Brasileira de Organismos de Bacia) em parceria com a ANA (Agência Nacional das Águas) e Governo do Estado do Ceará. Lupércio ocupa também o cargo de presidente da REBOB (Rede Brasileira de Organismos de Bacia).


Lupércio Ziroldo Antonio, Diretor da Bacia do Baixo Tietê do DAEE substitui o Sr. Kabiné Komara, Alto Comissário da Organização para Desenvolvimento do Rio Senegal no cargo de Presidente da RIOB.

Em seu pronunciamento de posse no cargo, Lupércio afirmou acreditar que a água será certamente o tema que vai definir o século XXI: “Temos várias alternativas para a energia, mas não para a água. Neste cenário, somente com a integração da sociedade, por meio de todos seus atores, usuários de água, poder público e sociedade civil organizada, poderemos ter avanços reais para boa gestão e preservação de nossa água”.

Com sede em Paris, França, a RIOB foi criada em 1994 com objetivo de promover a troca de experiências sobre a gestão dos recursos hídricos nos vários continentes. A entidade reúne hoje organizações filiadas a oito grandes redes mundiais: Asiática, Africana, Europa do Leste, Europa do Oeste, Norte-Americana, Sul-Americana e Caribe, Oriente Médio e Mediterrânea.







A REBOB se destaca neste cenário como uma das maiores redes. O Brasil conta hoje com mais de 240 organismos de bacia já instalados e em funcionamento nos 27 Estados da Federação e envolve atualmente mais de 70 mil pessoas no processo de gestão participativa e compartilhada da água, o que tem propiciado um papel de liderança mundial no setor, trazendo notáveis avanços no gerenciamento dos recursos hídricos. Vicente Andreu Guillo, Presidente da ANA, destaca que “nosso país é exemplo nas ações efetivas de gestão dos recursos hídricos, justamente por envolver no processo os órgãos gestores, poder público, os usuários e os representantes da sociedade civil”.

DAEE


< voltar