Nova tecnologia colabora na prevenção da poluição e contaminação das águas

Data: 28/08/2013



Contaminação dos rios, lagos e aquíferos é realidade no Brasil. Novas tecnologias trazidas ao país possuem funções inéditas e características exclusivas para avaliação dos elementos presentes na água

A poluição da água no Brasil é um problema que está distante de ser resolvido. Estudo da ONG SOS Mata Atlântica, divulgado em março de 2013, analisou 30 mananciais em diferentes regiões do país e concluiu que nenhum dos rios, lagos e córregos avaliados estava em situação satisfatória. A ONG analisou a água dos rios de 21 cidades no ano de 2012 sendo que 21 foram considerados de qualidade regular e nove foram classificados como ruins. A poluição ocorre principalmente porque boa parte da população brasileira não tem acesso à rede coletora de esgotos. Dados divulgados pelo Ministério das Cidades e pelo Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento Básico mostram que até 2010 apenas 46% dos brasileiros contavam com coleta de esgotos e do total de esgoto gerado no país, apenas 38% recebiam tratamento no período.

Com o objetivo de colaborar com o monitoramento da qualidade da água e com a recuperação dos mananciais contaminados, a Ag Solve, empresa especializada em tecnologia ambiental e hidrológica, traz ao Brasil a linha completa das mais modernas sondas para qualidade da água existentes no mercado: as sondas multiparâmetros Aquaread. Os equipamentos AP-Lite, AP-2000, AP-5000 e AP-7000 possuem funções inéditas e características exclusivas.

A linha de sondas Aquaread foi atualizada para atender as expectativas dos diferentes usuários interessados em monitorar os parâmetros de qualidade da água doce ou salina em águas com profundidades de até 60 metros. A linha recebeu nova proteção para os sensores, possibilidade de instalação adicional de sensores óticos ou ISE, e além disso, toda linha possui sensor de oxigênio óptico, exceto no AP-Lite que foca o uso de um único sensor ótico.

A Aquaread é uma empresa que inovou o mercado de equipamentos de qualidade de água na Europa, vencendo alguns prêmios locais. A forma como o equipamento foi projetado foca um uso simplificado, uma manutenção fácil e interface bastante amigável com o usuário. Em conjunto, seus sensores possuem características superiores aos seus concorrentes de mesma margem de preço e competem em qualidade de medição com as melhores sondas do mercado internacional.

revista TAE


< voltar