MEC garante que orçamento será 100% executado

Data: 17/03/2009

MEC garante que orçamento será 100% executado


O secretário-executivo do Ministério da Educação, José Henrique Paim, garantiu na quinta-feira, dia 12, aos reitores das universidades federais que o orçamento da Educação Superior de 2009 não será reduzido.

Durante visita à reunião do Conselho Pleno da Andifes (Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior), Paim informou que o plano de contingenciamento do Orçamento da União a ser apresentado ao governo no próximo dia 20 não inclui restrições às verbas programadas para a educação. O presidente Lula já havia se comprometido a não fazer cortes na pasta.

As 13 mil vagas previstas para as universidades federais também serão mantidas. Em 2009, o governo deve contratar 7.165 docentes e 5.966 técnicos administrativos para trabalharem nas universidades, por meio de concurso público. “O MEC nos garantiu que todos os projetos que estão em andamento serão preservados, bem como a contratação de novos professores e servidores”, relata o secretário-executivo da Andifes, Gustavo Balduíno.

Durante a reunião, o conselho da Andifes também estabeleceu o dia 17 de março como novo prazo para que as universidades mandem suas sugestões para o novo decreto sobre autonomia universitária, que está sendo planejado pelo Ministério da Educação. No dia 18, a Comissão de Autonomia da Andifes realiza nova reunião para sistematizar as sugestões que serão enviadas ao ministro Fernando Haddad.



< voltar