Escolas de Praia Grande economizam 16 milhões de litros de água com programa de conscientização

Data: 14/08/2013

O Programa de Uso Racional da Água (PURA), da Sabesp, completa nesta terça-feira (13) três anos de implantação na cidade de Praia Grande. A iniciativa que prevê a redução do consumo de água por meio de atividades de conscientização, além de inspeções e adaptações prediais, obteve resultados muito positivos junto às 20 escolas municipais envolvidas na ação.


A redução média no consumo da água entre as unidades de ensino foi de 23%, quase um quarto do consumo registrado em 2010, quando o PURA começou a desenvolver seus trabalhos na cidade. Ao todo foram preservados quase 16 milhões de litros de água nos últimos três anos, o suficiente para encher quase sete piscinas olímpicas.


Em algumas destas escolas a redução beirou os 100% e, no caso da E.M.



Juliana A. R. de Oliveira, a economia atingiu os 129% em relação à utilização do recurso.


Nos três anos de atuação do PURA em Praia Grande, aproximadamente 18 mil pessoas foram envolvidas nas 140 palestras ministradas, nas dinâmicas, atividades e eventos promovidos pelo programa. Este número contempla educadores, funcionários, alunos e munícipes. Todas essas pessoas não só colaboraram com a conquista dos dados apresentados como também tiveram acesso a informações e dicas de como reduzir o consumo de água dentro de suas próprias casas, uma economia benéfica ao meio ambiente e ao orçamento familiar.






Representante do programa comemora
O representante do Programa de Uso Racional da Água (PURA) na Baixada Santista, Cláudio Luiz Neves, comemorou os índices de redução. “O sucesso do programa se deu ao apoio da Gerência da Sabesp em Praia Grande, Prefeitura e a Direção das escolas, que entenderam ser uma forma também de melhorar o aprendizado na questão de preservação do meio ambiente”.


Implantação do PURA
O contrato de implantação do Programa de Uso Racional da Água oferece realização de palestras, atividades direcionadas, diagnóstico predial e orientações técnicas, para que sejam executadas intervenções específicas que contribuem na redução do desperdício da água.

Além de Praia Grande – pioneira na adesão ao programa na Baixada Santista – as prefeituras de Bertioga e Peruíbe também possuem convênios firmados com o PURA, bem como a Polícia Militar de Santos.

SAbesp


< voltar