ONU debate políticas de inovação científica e tecnológica

Data: 07/08/2013

A ONU realizou um debate sobre políticas de inovação científica e tecnológica num evento paralelo à reunião do Conselho Econômico e Social, Ecosoc, em Genebra.
Vários especialistas que participaram do encontro disseram que ações políticas nestes setores são vitais para o desenvolvimento.
Alerta
Eles alertaram que tanto a preparação como a implementação destas medidas representam grandes desafios para os deputados e senadores que fazem as leis.
O evento foi organizado pela Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento, Unctad.
Leis
Os especialistas falaram sobre suas experiências em relação à aplicação dessas leis em países em desenvolvimento.
Eles disseram que entre os desafios, é necessário ter apoio político com uma visão de longo prazo em vez de resultados imediatos.
Para as autoridades presentes ao encontro, é preciso uma coordenação entre os ministérios dos governos com a indústria privada, pesquisadores e universidades.
Uma das estratégias sugeridas pelo grupo foi a implementação de projetos piloto que podem ser ampliados gradualmente se obtiverem sucesso.
Experiência
A experiência da Unctad em Gana serviu de exemplo. Recentemente, a agência da ONU iniciou um processo de revisão das políticas científicas e tecnológicas do país.
Como resultado, foram criados o Ministério de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente e uma política nacional específica para o setor.
Os especialistas disseram que o progresso alcançado não foi simples nem automático. Segundo eles, requer persistência e apoio dos altos escalões do governo.
(Rádio ONU)


< voltar