Primeira Unidade de Recuperação Energética de Resíduos Sólidos no Brasil é tema de palestra no Senalimp

Data: 05/08/2013




O estudo de caso sobre a implementação da primeira unidade de tratamento térmico de resíduos do Brasil, chamada de Unidade de Recuperação Energética (URE), na cidade de Barueri, é tema de palestra no 14ª edição do Seminário Nacional de Limpeza Pública (Senalimp), que acontece nos dias 11, 12 e 13 de setembro, no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo (SP).



Na ocasião, Alexandre Citvaras, diretor de Novos Negócios do Grupo Foxx Haztec, falará das parcerias para o desenvolvimento, a descrição da tecnologia utilizada e os benefícios ambientais e sociais dessa técnica.



O empreendimento, que terá capacidade para tratar 825 toneladas de lixo por dia e uma potência elétrica instalada de 20MW, é uma parceria da Prefeitura de Barueri com o Grupo Foxx Haztec, empresa brasileira que desenvolveu no país o processo tecnológico conhecido mundialmente por “Waste to Energy” (WTE), combinando a disposição ambientalmente correta para os resíduos e a geração de energia limpa.



Os resíduos passíveis de tratamento térmicos são aqueles não recicláveis e os rejeitos das cooperativas de reciclagem. Entre os benefícios da tecnologia citados por Citvaras estão o tratamento do lixo e geração de energia de fonte renovável e a redução de 90% do volume dos resíduos antes da disposição final, aumentando a vida útil dos aterros sanitários, o que atende a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).



De acordo com o diretor de Novos Negócios do Grupo Foxx Haztec, a recuperação energética por meio do tratamento térmico tem um custo que o torna viável no Brasil, principalmente nas grandes regiões metropolitanas, que enfrentam o desafio da destinação de seus resíduos corretamente, dada a enorme escassez de locais adequados para instalação de novos aterros e os custos de disposição estão cada vez maiores. “Uma URE precisa de pequenas áreas para sua instalação, o que reduz os custos na gestão dos resíduos, principalmente a médio e longo prazo, e possibilita que os municípios cumpram a PNRS”.



SERVIÇO:



14º SENALIMP (Seminário Nacional de Limpeza Pública)

Data: 11, 12 e 13 de setembro de 2013.

Horário: 8h às 18h

Inscrições: www.ablp.org.br ou pelo telefone 11-3266-2484

Preço para os 3 dias, incluindo visita técnica: R$ 600,00; estudantes R$ 100,00



1ª FENALURB (Feira Nacional de Limpeza Urbana)

Data: 11 e12 de setembro de 2013.

Horário: 8h às 18h

Preço: Entrada gratuita



Local: Centro de Convenções Rebouças

Endereço: Av. Rebouças, 381



Sobre a ABLP

A Associação Brasileira de Resíduos Sólidos e Limpeza Pública ( ABLP ) é uma associação técnica fundada em 1970 para estudar, debater e divulgar as artes e as técnicas multidisciplinares, necessárias para a correta gestão da limpeza pública, tratamento de resíduos e disposição final dos rejeitos.

Desde a sua fundação, a ABLP realiza congressos, encontros e seminários em diversas cidades brasileiras. A partir de 2000, esses eventos foram agregados e passaram a se chamar Seminário Nacional de Limpeza Pública (Senalimp) que já está em sua 13ª edição.

Outra importante atividade da entidade é a revista Limpeza Pública, que começou a ser publicada em janeiro de 1975 e se mantém como uma das únicas dedicadas ao assunto limpeza pública e resíduos sólidos na América Latina.

Cumprindo um dos seus principais objetivos, a ABLP sempre participa de comissões, nos diversos níveis de governo, para a elaboração de projetos de normas e leis ou na revisão e atualização das mesmas.

ass evento


< voltar