Bird apoia projeto de irrigação na Jordânia

Data: 26/07/2013

A Agência Multilateral de Garantia ao Investimento (Miga, na sigla em inglês), instituição responsável pelo seguro de risco político do Banco Mundial, vai apoiar a ampliação de uma estação de tratamento de esgotos na Jordânia com garantias de US$ 13,1 milhões. A água tratada na planta expandida será usada para a irrigação de plantações. As informações foram divulgadas em nota na terça-feira (23) pela instituição.

A planta de As-Samra, a maior do país, localizada a nordeste de Amã, deverá ter sua capacidade de tratamento de água aumentada em 37%. A capacidade de tratamento de detritos da estação deverá ser aumentada em cerca de 80%. A planta deverá gerar a maior parte da energia necessária ao seu funcionamento, por meio de seu potencial hidráulico na entrada e saída da água e também pelo biogás produzido pelo digestor de detritos localizado na estação.

A importância do projeto se dá pelo severo déficit de água que sofre o país. A expansão da planta também ajudará a evitar problemas que já ocorreram anteriormente, como a poluição de rios por água não tratada ou seu uso para irrigação.

O aporte da Miga irá garantir os investimentos das empresas envolvidas no projeto: Suez Environnement, Infilco Degremont e Morganti Group Inc. A planta é operada pela Samra Wastewater Treatment Plant Company, em um contrato de empreitada total e concessão de 25 anos. De acordo com a nota da instituição, esta é a primeira parceria público-privada da Jordânia.

A expansão incluirá a adição de duas linhas de tratamento às quatro já existentes e deve estar pronta em junho de 2015. “Estamos felizes em prover um apoio contínuo a esta planta de tratamento de esgoto, que irá fornecer água para irrigação, que é extremamente necessária, e também melhorar a saúde e o meio ambiente dos jordanianos”, destacou Keiko Honda, vice-presidente executiva da Miga, na nota da entidade. “Além disso, a escassez de água na Jordânia é vista amplamente como a maior restrição ao crescimento econômico sustentável do país, então, esperamos que este projeto tenha benefícios de longo alcance”, completou.

Agência de Notícias Brasil-Árabe


< voltar