Conferência sobre resíduos sólidos reúne 104 municípios do Norte

Data: 26/07/2013
Mais de 400 pessoas de 104 municípios da região norte do Paraná participaram, nesta quinta-feira (25), da segunda Conferência Macrorregional de Meio Ambiente, em Londrina. Todas as regiões do Paraná realizarão conferências até o final de agosto com o objetivo de ampliar a discussão sobre gestão e o tratamento dos resíduos sólidos urbanos.

"Queremos auxiliar os 399 municípios do Paraná na implementação da Lei 12.305/2010, que cria a Política Nacional dos Resíduos Sólidos", afirmou o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Luz Eduardo Cheida, na bertura do encontro.

“Assumimos o desafio de acabar com os lixões a céu aberto no estado até setembro do ano que vem e para isso estamos propondo um plano de regionalização, principalmente com a formação de consórcios intermunicipais. Já temos programadas as construções de pelo menos 29 grandes aterros que trabalharão em forma consorciada", disse.

Outra medida em andamento, segundo Cheida, é a agilização do licenciamento ambiental dos aterros. O Instituto Ambiental do Paraná (IAP), autarquia da Secretaria do Meio Ambiente responsável pelos licenciamentos, está preparado para atender os municípios com rapidez. Para isso investiu recentemente em capacitação de pessoal sobre as mais novas técnicas e legislações a respeito da disposição final dos resíduos sólidos.

REGIÃO NORTE - O diagnóstico da região Norte acompanha o do estado, onde a maioria das pequenas cidades apresenta problemas de adequação na forma de tratamento dos resíduos.

O município de Tamarana, por exemplo, com 12,2 mil habitantes, produz 3,6 mil quilos de lixo diariamente e isso tudo vai para um lixão. Segundo o secretário de Meio Ambiente da cidade, Nivaldo Ribeiro de Amorim, faltam recursos para a gestão dos resíduos: “Da mesma forma que Tamarana, muitas cidades não têm dinheiro para manter um aterro em função dos custos, então as soluções consorciadas são a nossa saída”.

Um exemplo de aterro consorciado que já realidade na região é o formado pelos municípios de Joaquim Távora, Quatiguá, Guapirama, Jundiaí do Sul e Conselheiro Mairink. Segundo Viviane Chueiri, administradora do consórcio, a experiência está dando bons resultados. “Fizemos um primeiro consórcio para a construção e manutenção do aterro e a experiência deu tão certo que já projetamos um novo consórcio, desta vez para a coleta seletiva e reciclagem”.

LONDRINA - Durante a Conferência Macrorregional de Londrina, representantes da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) de Londrina apresentaram a proposta da cidade para o gerenciamento dos resíduos, que deverá ser implantada a partir do ano que vem com a abertura de licitações. O projeto já chamou a atenção de cerca de 100 grandes empresas nacionais e internacionais.

A proposta inclui coletores subterrâneos ou aéreos, com pontos de entrega voluntária e central de processamento de resíduos, desenvolvidos com moderna tecnologia e com o objetivo final de aproveitar mais de 90% das 600 toneladas de lixo produzidas em Londrina, Ibiporã e Cambé. “É um projeto inovador, mas que também parte do princípio da participação de uma cidade polo dando suporte e auxiliando municípios vizinhos”, disse o presidente da CMTU, Carlos Geirinhas.

PROGRAMAÇÃO: As próximas Conferências Macrorregionais de Meio Ambiente serão realizadas em Ponta Grossa (1º de agosto), Maringá (7 de agosto) e Cascavel (9 de agosto).

As propostas aprovadas nas conferências macrorregionais serão encaminhadas para a Conferência Estadual, que acontece nos dias 5 e 6 de setembro, em Foz do Iguaçu. A 4a. Conferência Nacional do Meio Ambiente será entre os dias 24 e 27 de outubro, em Brasília, e contará com a participação de 50 delegados paranaenses.

Conforme diretriz do Ministério do Meio Ambiente, as conferências deste ano devem ter quatro eixos principais de discussão: produção e consumo sustentáveis, redução dos impactos ambientais, criação de emprego e renda e educação ambiental.

Saiba mais sobre o trabalho do governo do Estado em: http:///www.facebook.com/governopr e www.pr.gov.br

www.aen.pr.gov.br


< voltar