Especialistas debatem situação das águas subterrâneas da Amazônia

Data: 25/07/2013


Manaus (AM) será sede do encontro técnico Cenário Atual do Conhecimento das Águas Subterrâneas nos Aquíferos Sedimentares da Região Amazônica. O encontro acontecerá entre 24 e 26 de julho com o objetivo de abordar a situação das águas subterrâneas nas províncias hidrogeológicas Amazonas e Orinoco, que abrangem Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Peru e Venezuela. A reunião também busca fomentar parcerias internacionais para a realização de estudos com foco na proteção e desenvolvimento sustentável das águas subterrâneas dessas províncias.

A Agência Nacional de Águas (ANA), a Agência Brasileira de Cooperação (ABC) e a Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA) realizam o evento. Sete países já têm participantes confirmados no encontro (Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Peru e Suriname) e são representados por profissionais que atuam em geologia, hidrogeologia e gestão integrada de recursos hídricos superficiais e subterrâneos.

O encontro técnico faz parte do Projeto Amazonas: Ação Regional na Área de Recursos Hídricos, que é uma iniciativa coordenada pela ABC e que tem a ANA como a responsável pela execução e pelo suporte técnico das atividades do projeto. Cabem à OTCA as funções de apoio técnico e administrativo.

O Projeto Amazonas busca fortalecer a gestão de recursos hídricos na mais extensa rede hidrográfica do mundo a partir de três pilares: capacitação de técnicos na gestão de recursos hídricos, estruturação de redes de monitoramento das águas e intercâmbio de sistemas de informação para o efetivo monitoramento dos recursos hídricos da bacia Amazônica.

Programação

O encontro técnico começará às 9h do dia 24 com palestras da ANA sobre o Estudo de Águas Subterrâneas da Província Hidrológica Amazonas no Brasil e sobre os dados iniciais do estudo Avaliação dos Aquíferos das Bacias Sedimentares da Província Hidrogeológica Amazonas no Brasil (escala 1:1.000.000) e Cidades Pilotos (escala 1:50.000). À tarde, representantes da Bolívia, do Peru e do Equador abordarão a situação das águas subterrâneas na Província Amazonas.

Na manhã do dia 25, representante da Colômbia fará apresentação sobre as águas subterrâneas nas províncias hidrogeológicas Amazonas e Orinoco, enquanto o da Venezuela falará sobre o Orinoco. À tarde acontecerá a discussão técnica sobre águas subterrâneas em ambas as províncias. Para 26 de julho estão marcadas apresentações e discussões gerais para o encerramento do encontro.

ANA


< voltar