Resende reduz em 54% lançamento de esgoto

Data: 01/09/2008

Resende reduz em 54% lançamento de esgoto


Com exceção da Estação de Tratamento Morada do Contorno, que trata 6% de resíduos, coube a concessionária Águas das Agulhas Negras, colocar em funcionamento as Etes Alegria (45% de tratamento) e Isaac Polit (3%). A empresa atua em Resende desde janeiro de 2008, depois de vencer uma licitação que lhe deu a concessão dos serviços de saneamento, coleta, tratamento e distribuição de água e coleta e tratamento de esgoto pelo prazo de 30 anos.

De acordo com o diretor de Regulação da Sanear, agência responsável pela fiscalização do cumprimento do edital, Nathan Barile Neves, a Ete Isaac Polit é formada por duas lagoas: estabilização e facultativa. A de estabilização tem a função é pegar o esgoto bruto e, através do trabalho das bactérias do próprio esgoto, transformar as substâncias orgânicas descompostas em substâncias minerais. “É uma tratamento de baixíssimo custo.

A água residual da primeira câmara (lagoa de estabilização) é lançada na segunda câmara chamada de lagoa facultativa, onde a oxigenação já é suficiente para a sobrevivência de algumas espécies vivas (peixes). E tudo isso sem uso de reatores. É um trabalho feito unicamente por agentes naturais (bactéria, vento, chuva, sol, etc)”, explicou.

A estação de tratamento foi totalmente reformada e já começa atendendo a 600 residências, num total de 3.000 pessoas dos bairros Jardim do Sol, Barra I e Jardim Esperança. “Embora já existisse, esta Estação não tinha condições de entrar em funcionamento por estar com sua estrutura muito comprometida. Por isso, decidimos fazer uma reforma geral na unidade que incluiu serviços como recolocação de bombas, colocação de novas tubulações, impermeabilização das lagoas, instalação das redes que estavam quebradas e desobstrução dos trechos que estavam entupidos, entre outras medidas”, explicou o diretor da empresa João Luiz de Siqueira Queiroz.



< voltar