Pesquisa oferece subsídios para Gestão de Águas

Data: 24/07/2013



A pesquisa em andamento Subsídios para Gestão das Águas e Planejamento Ambiental da UGRHI Pontal do Paranapanema, de Renata Marchi Garcia, Apoio Técnico Fapesp, Rafael da Silva Nunes, Apoio Técnico, e Antonio Cezar Leal, da Unesp de Presidente Prudente, está inserido em um amplo contexto de investigações científicas, visando o aprofundamento de conhecimentos teórico e metodológicos sobre gestão das águas e planejamento ambiental em bacias hidrográficas.

Objetiva-se, por meio do apoio técnico, realizar a coleta e tratamento de diversas informações e integrar todos os dados a fim de subsidiar ações do Grupo de Apoio para a formação do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema, constituído por órgãos gestores dos estados de São Paulo e Paraná, Agência Nacional de Águas e outras instituições e entidades atuantes nesta bacia hidrográfica.

No desenvolvimento deste trabalho estão sendo verificadas bases cartográficas e dados quantitativos, revisão e atualização das convenções cartográficas dos mapas, elaboração de tabelas, compilação de bases vetoriais, atualizações de sistema de referências, realização de trabalhos de campo, participação em eventos e treinamentos, a elaboração de mapas e, por fim, a integração e disponibilização das informações obtidas para o poder público e aos órgãos gestores.

A organização das informações tem o intuito de remanejá-las para um Sistema de Informação Geográfica e criar um banco dados, permitindo assim, a disponibilização e divulgação destes em plataforma web e sua utilização nos estudos de planejamento ambiental e gestão das águas da UGRHI Pontal do Paranapanema e da bacia do Rio Paranapanema, potencializando o tempo de outras pesquisas.

Os resultados preliminares estão sendo inseridos no Sistema de Unificação e Integração de Dados para estudos de Bacias Hidrográficas, do GADIS/Unesp, em formato de imagem e arquivos de extensão shapefile e dgn disponível para acesso no link http://bacias.fct.unesp.br

Dessa forma, as informações estão sendo integradas em sistema online com o intuito de facilitar e promover o acesso às pesquisas e informações cartográficas, técnicas e científicas desenvolvidas no grupo de pesquisas voltadas aos alunos, professores e órgãos gestores.

Informações: renatageomensura@gmail.com e rafaelsilv@gmail.com

A pesquisa foi apresentada no Simpósio Internacional Questões do Trabalho, Ambientais e da Saúde do Trabalhador, que ocorreu entre os dias 15 e 17 de maio na Unesp de Presidente Prudente.

O evento foi organizado pelo Centro de Estudos e Pesquisas do Trabalho, Ambiente e Saúde (CETAS) e contou com professores da Universidade da Geórgia (EUA), do Centro de Estudos Ambientais Cienfuegos (Cuba) e da Universidad Nacional de San Juan (Argentina).

A trajetória de pesquisa do coletivo CETAS expressa predomínio da compreensão dos impactos sobre trabalhadores, ambiente e a sociedade. O Centro é formado pelo Centro de Estudos de Geografia do Trabalho (GEGeT/Laboratório CEMOSI/OTIM), pelo Grupo de Pesquisa Gestão Ambiental e Dinâmica Socioespacial (Gadis) e pelo Laboratório de Biogeografia e Geografia da Saúde. Neste sentido, o evento possui um eixo fundamental de discussão vinculado às atuações dos Grupos de Pesquisas que dão origem ao CETAS.

Revista TAE


< voltar