Pesquisa relaciona dióxido de titânio à melhor eficiência energética

Data: 03/07/2013
Pesquisadores da Universidade Nacional da Austrália anunciaram, na última segunda-feira (1), a descoberta de propriedades que possam melhorar a eficiência energética no dióxido de titânio (TiO2). A importância da descoberta se dá pela abundância que este material é utilizado pela indústria e a facilidade pelo qual é encontrado.
Durante anos pesquisadores procuraram algum material que pudesse equilibrar a energia destinada às redes de transmissão. O desafio maior da novidade fica por conta das energias renováveis (solar e eólica), cujas condições climáticas influenciam em sua captação. Neste caso será necessário pensar um método de armazenamento que permita uma distribuição homogenia, independente da produção.
De acordo com declaração para agência EFE, a pesquisadora Yun Liu afirmou que o dióxido de titânio possui três características consideradas essenciais para integrar o condensador elétrico ideal: constante dielétrica elevada para armazenar muita energia, baixa perda dielétrica e capacidade de resistir a diversos níveis de temperatura.
O estudo durou cinco anos para que os pesquisadores chegassem ao modelo ideal, que poderá ser aplicado em veículos elétricos e outras tecnologias sustentáveis.
(Consumidor Moderno Consciente)


< voltar