Inovação: resíduos de fertilizantes são transformados em tinta ecológica

Data: 26/06/2013

Do desperdício nasceu um novo produto. Gabriel Estevam Domingos, 26, estudante de engenharia ambiental reutilizou resíduos fertilizantes para produzir tinta ecológica. “O mundo inteiro sofre com o excesso desses resíduos. A Holanda, por exemplo, não tem mais área para descartá-lo e o Japão joga no mar". diz o estudante e criador da Eco Tinta, que conseguiu agregar valor a esses resíduos, colocando-os de volta à cadeia com uma tinta de parede equivalente às comuns, porém ecológica e de baixo custo.

O projeto do morador de Cubatão (SP) rendeu bons frutos. No ano passado, ele recebeu o prêmio Jovens Embaixadores Ambientais da Bayer, em parceria com o programa das Nações Unidas. “Quando recebi a ligação fiquei surpreso porque a concorrência era grande, esse é um dos maiores prêmios ambientais do mundo. Mas também sabia que tinha feito um bom projeto”, disse. Além de receber um prêmio em dinheiro, o estudante ganhou estímulo para investir no projeto e um cronograma de viagens e trabalhos. Com o incentivo do dinheiro, Gabriel Domingos afirma que o produto está sendo produzido em escala piloto e que em breve, depois de acordos feitos com empresas, deve entrar no mercado.

Além disso, ele foi premiado pelo Governo do Estado de São Paulo e reconhecido pelo programa de Bolsa Internacional de Negócios de Economia Verde. Também recebeu o Mérito Ambiental da sua cidade natal e o prêmio Odebrecht para o desenvolvimento sustentável. A somatório de conquistas rendeu a fundação da GED Inovação Engenharia e Tecnologia, fundada em 2011 e que tem como missão a busca por soluções que integram as necessidades do desenvolvimento, da segurança, da sociedade e do meio ambiente de forma sustentável. Os produtos, fotos e informações do projeto e da pesquisa estão disponíveis no site. www.gedinovacao.com.br

O prêmio Jovens Embaixadores Ambientais deste ano encerra o recebimento de inscrições na sexta-feira (28). Quem tiver interesse deve acessar o site. www.bayerjovens.com.br. “Eu estimulo a participação. Você aprende muito, apesar de ser concorrido. Vale a pena participar”, finaliza o embaixador.

Celulose OnLine


< voltar