Programa Mananciais de São Paulo

Data: 10/03/2009

Programa Mananciais de São Paulo


A Secretaria de Saneamento e Energia, por meio da Sabesp, beneficiou nove municípios da Região Metropolitana de São Paulo ao entregar 44 equipamentos de coleta de lixo e resíduos, no último sábado (7/3), no Parque Villa Lobos. Com um investimento de aproximadamente R$ 9 milhões e recursos vindos do Banco Mundial (Bird), mais de 800 mil pessoas serão beneficiadas com infraestrutura urbana e saneamento básico.

Entre os equipamentos, foram entregues 13 caminhões basculantes, nove retroescavadeiras, 11 caminhões coletores, uma pá carregadeira, duas escavadeiras hidráulicas, seis caminhões-baú e dois tratores de esteira. O objetivo é melhorar o sistema de coleta e disposição final de resíduos sólidos urbanos.

Além da SSE, também desenvolvem o Programa Mananciais a Prefeitura de São Paulo e a Secretaria de Meio Ambiente. Segundo a secretária Dilma Pena, essa é mais uma etapa do programa que busca recuperar e proteger as fontes hídricas responsáveis pelo abastecimento na RMSP. São investimentos para reverter o quadro de degradação dos mananciais que integram a área metropolitana de São Paulo, que priorizará as bacias de Guarapiranga e Billings.

Para o governador estadual José Serra, essa contribuição tem dois aspectos: o primeiro ajuda as prefeituras de menor porte da RMSP que não têm muito recursos: o segundo tem um caráter simbólico, que é a defesa do meio ambiente, cada vez mais necessária e que não pode ser feita sem uma parceria estreita entre o Governo do Estado e as prefeituras.





< voltar