Obra aumenta segurança de oferta de água para Grande Aracaju

Data: 20/06/2013


Dentro da fase final do projeto de duplicação da Adutora do São Francisco, a Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) está realizando a construção de uma nova caixa de passagem. A estrutura opera como unidade intermediária de controle, servindo como um reservatório para manter a adutora alimentada, mesmo quando há paralisação momentânea das bombas da captação. A obra tem previsão de conclusão em agosto deste ano, o que vai garantir mais segurança a oferta de água da Grande Aracaju.


Ao todo, foram R$ 127 milhões investidos pelo Governo do Estado, nos últimos seis anos, no Sistema São Francisco, que recebeu em toda a sua estrutura obras de expansão e inovação. Desde a captação às estações de tratamento de água, fizeram parte dos investimentos executados por meio da Deso. As obras já permitiram o aumento da produção de água de 1.750 litros por segundo para 3.000 l, beneficiando os moradores da região metropolitana. Agora, a fase final do projeto integra obras complementares voltadas para a segurança do abastecimento.

As caixas de passagem estão localizadas no povoado Cruz da Donzela, no município de Malhada dos Bois. As caixas foram criadas nesta região por ser ponto topograficamente mais alto entre Propriá e Aracaju. Assemelhadas a um reservatório residencial, na qual as caixas d água precisam ficar no alto de uma casa, as caixas de passagem também necessitam de um ponto para ter eficiência. Segundo o engenheiro civil Gabriel de Campos a água chega com uma pressão maior até o reservatório e de lá é distribuída pela força da gravidade.

Umas das caixas tem capacidade de reservação para 3.800 m³ de água. Já as outras duas, incluindo a que está sendo construída comporta 15.000 m³. Ainda de acordo com Gabriel, elas podem operar de maneira conjunta ou isolada, dependendo da necessidade da operação da Adutora do São Francisco. “A Caixa de Passagem, assim como todo o resto da duplicação da Adutora do São Francisco, beneficiará a região metropolitana, em áreas de Aracaju, Barra dos Coqueiros, Nossa Senhora do Socorro e São Cristóvão”, afirma o engenheiro, informando que cerca de 890 mil habitantes são atendidas.


Deso


< voltar