Sustentare inaugura estação de tratamento de chorume em Rio Claro

Data: 18/06/2013
Nesta terça-feira (18), será inaugurada Estação de Tratamento de Chorume no Aterro Municipal de Rio Claro, a segunda do Brasil com a tecnologia MBR Foxwater - última geração para tratamentos de efluentes. A construção da estação foi viabilizada graças a uma parceria entre a Sustentare Serviços Ambientais, empresa responsável pela operação do Aterro Sanitário da cidade, e a empresa Foxwater, com anuência da Prefeitura de Rio Claro. O evento será às 9h, no Aterro Municipal de Rio Claro – Km 3 da Rodovia Fausto Santomauro (SP 127). Estarão presentes no evento o prefeito de Rio Claro, Palmínio Altimari Filho, secretários, vereadores, deputados, representantes da Polícia Ambiental, do CONDEMA, da FIESP, da CETESB, entre outros.

O tratamento do percolado (chorume), gerado por reação química e biológica do lixo acumulado no aterro sanitário, será realizado por meio de um reator biológico associado a membranas de ultrafiltração cerâmica. “Esse processo utiliza a tecnologia mais moderna em tratamento de efluentes do mercado, e se enquadra nas normas mais restritivas da legislação ambiental, tanto estadual quanto nacional”, afirma Adilson Martins, presidente da Sustentare Serviços Ambientais, apontando que a estação tem capacidade para tratar 3 mil m³ por mês de percolado, podendo ser ampliada.

O processo transforma o chorume em água ocupável para ser descartada em rio ou destinada a uma estação municipal de tratamento de efluente sanitário.
Segundo Adilson Martins, com a utilização de processos biológicos, os poluentes são reduzidos e não causam danos ao meio ambiente.

Outro diferencial do projeto é o modelo de negócios que tem na sua forma de cobrança o metro cúbico tratado, não possuindo grandes investimentos por parte da Prefeitura, o que viabiliza a execução do tratamento.


Assessora de imprensa da Sustentare Serviços Ambientais S/A


< voltar