Grupo interministerial debaterá a saúde ambiental

Data: 09/03/2009

Grupo interministerial debaterá a saúde ambiental


Os Ministérios da Saúde e do Meio Ambiente anunciaram a criação de um grupo interministerial para detalhar ações que tratem de temas de interesse conjunto dos dois ministérios.

Os dois ministérios se comprometeram com a formulação de um Plano Nacional de Qualidade do Ar, a ser anunciado em dezembro, durante a realização da Conferência Nacional de Saúde Ambiental, em Brasília. O objetivo da política é reduzir a incidência de problemas de saúde em decorrência da poluição do ar, especialmente por veículos automotores.

Entre os assuntos importantes a serem debatidos pelo grupo interministerial está a definição de estratégias para a introdução de tecnologias limpas, com a substituição do amianto. Hoje, em todo o Brasil, seis estados proíbem o uso do amianto. Ainda não há lei federal que disponha sobre o assunto.

O grupo interministerial estudará também a viabilização de medidas relacionadas à contaminação de trabalhadores por agrotóxicos e à presença dessas substâncias nos alimentos. A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) passará a avaliar, sob o ponto de vista de segurança e impacto sobre a saúde, 13 produtos disponíveis no mercado. A primeira etapa da análise recairá sobre agrotóxicos já proibidos em seus países de origem.




< voltar