Guia promete ajudar comunidades na adaptação climática

Data: 11/06/2013
Ainda pouco conhecida no Brasil, a Iniciativa do Triângulo dos Corais (CTI, em inglês), criada em 2007, agrega seis países – Indonésia, Malásia, Papua Nova Guiné, Filipinas, Ilhas Salomão e Timor Leste – que juntos reúnem 76% de todas espécies de coral conhecidas, 37% dos peixes recifais e 53% dos recifes de coral do planeta.
Por isso, e também por apresentar ideias que podem ser replicadas em outras regiões do planeta, merece destaque o lançamento da publicação “Climate Change Adaptation for Coral Triangle Communities: A Guide for Vulnerability Assessment and Local Early Action Planning (LEAP Guide)” (algo como, Adaptação para as Mudanças Climáticas para as Comunidades do Triângulo dos Coais: Um Guia para a Avaliação de Vulnerabilidade e de Planejamento de Ações Locais Prematuras).
O documento, com 144 páginas, avalia todas as ameaças sociais e ambientais que já estão afetando as comunidades, assim como as projeções para as próximas décadas. Além disso, traz estudos de caso de ações de adaptação na Micronésia e Filipinas.
“Esse é um documento que deve ser encarado como uma ajuda para governos estabelecerem estratégias e ações práticas para lidar com os impactos das mudanças climáticas”, afirmaram Agnetha Vave-Karamui e Sri Tantri Arundati, respectivamente os ministros de Meio Ambiente das Ilhas Salomão e da Indonésia e presidentes do grupo de trabalho de adaptação às mudanças climáticas da CTI.
Um dos primeiros passos sugeridos é justamente contar a história climática de uma determinada região. Como era o clima há algumas décadas? Como está hoje? E no futuro, como será?
Responder essas perguntas ajuda na formulação de ações que podem ser colocadas em prática pelas pessoas comuns, por isso o guia destaca a importância da transmissão de conhecimentos.
O trabalho iniciado nas Filipinas, por exemplo, é de conscientização das pessoas na província de Batangas. O objetivo é que, ainda neste ano, 15 comunidades litorâneas recebam treinamento climático e estejam prontas para debater futuras ações que sejam necessárias.
“As mudanças climáticas afetarão dramaticamente as pessoas e os ecossistemas no Triângulo dos Corais. Os passos apresentados nesse Guia ajudarão comunidades e governos a estabelecerem programas de forma conjunta e eficiente. Antes de tudo é preciso organizar e informar a sociedade e, depois, agir”, explica o documento.
(Instituto CarbonoBrasil)


< voltar