Sanepar e Sema formam parcerias em 74 microbacias de Londrina

Data: 29/08/2008

Sanepar e Sema formam parcerias em 74 microbacias de Londrina


Na última quinta-feira (21) foi realizada a primeira reunião do grupo gestor do Cabrinha. Representantes de escolas, unidades de saúde, indústrias, associações de moradores e órgãos de imprensa da região conheceram os programas "Se ligue na rede!", institucional da Sanepar.
A primeira atividade foi agendada para o próximo dia 30. Um cordão deverá demarcar os 30 metros de Área de Preservação Permanente (APP) ao longo do Cabrinha, onde serão plantadas 300 mudas de árvores para recuperar a mata ciliar do manancial. Outras 50 mudas nativas serão plantadas no parque infantil localizado no Lago II.

Foram divulgados também os resultados parciais das vistorias nas ligações de esgoto realizadas na microbacia pela Sanepar. "Agora teremos, além da educação ambiental e do plantio de mudas, indicadores econômicos e ambientais para avaliar o trabalho", destacou o secretário municipal do Ambiente, Gerson da Silva.

Dos 3.450 imóveis existentes, 60% foram vistoriados. Neles, 393 irregularidades foram identificadas, como esgoto lançado na galeria pluvial e água de chuva lançada na rede coletora de esgoto. O acesso não foi permitido em cerca de 600 imóveis.

A Sanepar está atuando na região do Cabrinha desde novembro de 2007, com a identificação de ligações clandestinas de esgoto. Já a Sema iniciou, em abril deste ano, uma parceria com o curso Técnico de Meio Ambiente, do Colégio Estadual Professora Olympia Morais de Tormenta, para que alunos visitem os imóveis da microbacia e orientem os moradores sobre a maneira correta de fazer as ligações de esgoto.

"A poluição dos rios é complexa e o esgoto é uma das fontes principais. A Sanepar está fazendo sua parte para eliminar todas as ligações irregulares. Da mesma forma, a prefeitura está atuando na gestão das galerias e do lixo. É preciso destacar a participação ativa da comunidade, sem a qual não conseguiríamos obter sucesso nesta iniciativa", ressaltou a diretora Maria Arlete Rosa.

De acordo com a Lei Federal n. 11.445/2007, a gestão do saneamento compreende água, esgoto, drenagem urbana e resíduos sólidos. A Sanepar atua em Londrina com o abastecimento de água tratada e coleta e tratamento de esgoto; e a drenagem e destinação para os resíduos sólidos são de responsabilidade da prefeitura municipal.



< voltar