Governo Alckmin leva saneamento a sete, das oito cidades do Circuito das Águas

Data: 15/05/2013
A região sudeste, liderada pelo Estado de São Paulo, detém o maior percentual de esgoto tratado no país. Para engrossar essa estatística, mais dois municípios do pólo turístico do Circuito das Águas - Águas de Lindóia e o distrito de Arcadas, em Amparo - recebem o Programa Água Limpa administrado pelo DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica), autarquia ligada à Secretaria Estadual de Saneamento e Recursos Hídricos.

Localizado na Serra da Mantiqueira, o chamado Circuito das Águas é formado também por Lindóia, Monte Alegre do Sul, Pedreira, Serra Negra, Socorro e Jaguariúna, somando um total de oito municípios. Com exceção deste último - Jaguariúna, que possui serviço de tratamento de esgoto autônomo - o DAEE divide as obras de saneamento com a SABESP.

Águas de Lindóia

Com a ETE (Estação de Tratamento de Esgoto), de Águas de Lindóia, orçada em R$ 4,9 milhões, espera-se garantir o tratamento de 100% do esgoto produzido por uma população de 20,1 mil pessoas projetada para 2030. A obra contribuirá para a despoluição do rio do Peixe – que deixará de receber 34 toneladas/mês de carga orgânica – revitalizando a bacia do rio Mogi Guaçu.

Distrito de Arcadas

Igualmente, a ETE do distrito de Arcadas, em Amparo, vai tratar 100% do esgoto produzido por uma população estimada em até 3,6 mil pessoas, no mesmo período - 2030 - deixando de lançar 6 toneladas/mês de carga orgânica bruta no rio Piracicaba, revitalizando a bacia dos rios Piracicaba e Tietê. O governador Geraldo Alckmin liberou investimento de R$ 4,6 milhões para a construção do projeto.

Lindóia

Desde junho de 2011, o Programa Água Limpa se faz presente no Circuito das Águas com a construção da ETE de Lindóia, que opera com 100% da capacidade, o suficiente para tratar ainda, o esgoto produzido por até 8,1 mil pessoas, população projetada para 2030.

O PROGRAMA ÁGUA LIMPA

O Programa Água Limpa foi criado em 2005, por meio de uma ação conjunta da Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos, o DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica) e Secretaria da Saúde, com objetivo de implantar sistemas de tratamento de esgotos em municípios com até 50 mil habitantes.

assw DAEE


< voltar