Iniciação científica na Amazônia

Data: 09/05/2013
O estímulo à iniciação científica em Reservas de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Amazonas ganhou um reforço com a aprovação de projetos científicos a serem realizados no âmbito da edição especial do Programa Ciência na Escola (PCE) da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM) em parceria com a Fundação Amazonas Sustentável (FAS).

Com investimento da ordem de R$ 106,6 mil, foram aprovados dez projetos a serem realizados em escolas públicas das RDSs do Mamirauá, Juma e Rio Negro, localizadas nos municípios de Uarini, Novo Aripuanã e Manaus. Ao todo, cada projeto conta com um coordenador (professor), um apoio técnico e cinco estudantes que receberão bolsas para pesquisa durante seis meses.

A Escola Estadual Cinthia Régia Gomes do Livramento, localizada na Reserva de Desenvolvimento de Mamirauá, no município de Uarini, distante de Manaus 600 quilômetros, foi uma dessas escolas, tendo três projetos aprovados. A reserva foi a primeira RDS brasileira, criada pelo Governo do Amazonas, em 1996. A proposta no Mamirauá é reunir em um mesmo local o desenvolvimento de famílias em harmonia com a preservação da região.

Localizada no médio Solimões a reserva abrange uma área de 1.124.000 hectares, que passa pelos municípios de Uarini, Fonte Boa e Maraã.

"Esta edição do Programa Ciência na Escola é uma ação da FAPEAM e da FAS que objetiva a participação de professores e estudantes de escolas públicas estaduais sediadas no Amazonas e localizadas nas Reservas de Desenvolvimento Sustentável do Juma, Rio Negro, Uatumã, Mamirauá e da Área de Proteção Ambiental do Rio Negro em projetos de pesquisa científica e tecnológica a serem desenvolvidos nas referidas escolas", explicou a diretora-presidenta da FAPEAM, Maria Olívia Simão.

Juma
No município de Novo Aripuanã (distante de Manaus 225 quilômetros) foram aprovados projetos que serão executados na Escola Estadual Marriot Jr. e tem como pesquisadores Luiz Sérgio Reis de Melo e Nelinho Carvalho de Almeida. E, ainda, foi aprovado um estudo na Escola Municipal Victor Civita que terá como pesquisadora Odilia do Rosário Ribeiro.

Na região de ambas as escolas está localizada a Reserva de Desenvolvimento do Juma, criada em uma área de 589.612 hectares de floresta amazônica nas cercanias da Rodovia BR-319. A sua criação e implementação só foi possível com a perspectiva de efetivação de um mecanismo financeiro para geração de créditos de carbono oriundos da Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação (REDD).

Na RDS Rio Negro, em Manaus, a Escola Estadual Sansung Amazonas será beneficiada por meio de quatro projetos que serão executados pelos pesquisadores Alcilene de Souza Pereira, Erika Silva Brandt, Estevão Lemos Barreto e Glauciane Oliveira Caiado.

Sobre o PCE-FAS
Consiste em um programa, realizado em parceria com a FAS, que visa apoiar a participação de professores e estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, da 1ª à 3ª série do ensino médio e de educação de jovens e adultos em projetos de pesquisa a serem desenvolvidos em escolas públicas estaduais sediadas no Amazonas e localizadas nas Reservas de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Juma, Mamirauá, Rio Negro e Uatumã, e na Área de Proteção Ambiental (APA) do Rio Negro. Além dessas, poderão ser apoiados projetos a serem desenvolvidos nas escolas públicas municipais situadas na Comunidade Abelha, localizada na RDS do Juma, no município de Novo Aripuanã.

(Agência Fapeam)


< voltar