Presidente do Instituto Nacional do Semiárido fala sobre Ciência, Tecnologia e Inovação para a região

Data: 17/04/2013
O presidente do Instituto Nacional do Semiárido (INSA), Ignácio Hernán Salcedo, participou na tarde desta segunda-feira (15/04) da 5ª reunião preparatória do Fórum Mundial de Ciências, na sede regional do MCTI, na UFPE. Salcedo destacou os investimentos em pesquisas no setor de ciência, tecnologia e inovação para o semiárido brasileiro e os avanços de determinadas ações no nordeste do Brasil, área de maior abrangência do semiárido.

Ignácio explicou que o Programa de Pesquisa do INSA está estruturado em três Eixos de Sustentação: Promoção da inovação; Fortalecimento da pesquisa e da infraestrutura científica e tecnológica; Formação e capacitação de recursos humanos. Dentro destes eixos, o INSA planejou os seus programas em função das necessidades de pesquisa e desenvolvimento identificadas pelos pesquisadores, a partir das demandas mais consistentes recebidas de vários setores da sociedade no âmbito do Semiárido brasileiro.

"O Programa de Pesquisa é resultado de um esforço coletivo do conjunto de pesquisadores, analistas, demais funcionários e bolsistas do INSA, visando à execução de ações em Ciência, Tecnologia e Inovação (C,T&I) que tragam resultados concretos para o desenvolvimento regional", reforçou.

Salcedo apresentou alguns projetos que estão em andamento nas áreas de combate a desertificação e mitigação de seus efeitos; gestão de recursos hídricos do semiárido; e conservação e uso sustentável do semiárido.

"Cada região tem sua realidade. Nossa estratégia é adaptar soluções para as condições locais", finalizou.

(Secretaria de Ciência e Tecnologia de Pernambuco)


< voltar